Açúcar: Mesmo em entressafra, preço segue em queda em SP

O recuo dos preços está atrelado à pressão de baixa exercida pelos compradores – Foto: Imagem de jcomp no Freepik

Açúcar

Apesar do atual período de entressafra, os preços médios do açúcar cristal branco estão em queda no mercado spot do estado de São Paulo. Com as baixas, o Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, voltou ao patamar do começo de outubro/24, quando as usinas paulistas ainda estavam em produção.
Segundo pesquisadores do CEPEA, o recuo dos preços está atrelado à pressão de baixa exercida pelos compradores. Para o tipo Icumsa 150, agentes de usinas até conseguem segurar os preços das negociações, devido à restrição de lotes para pronta-entrega.
Essa qualidade de açúcar foi direcionada às exportações em maior volume ao longo desta temporada. Já para o tipo Icumsa 180, se observa uma flexibilidade por parte das usinas, que cedem aos preços pedidos pelos compradores.

Etanol

Os preços dos etanóis hidratado e anidro seguem em alta nesta entressafra no Centro-Sul brasileiro. Dados do CEPEA mostram que no caso do hidratado negociado no estado de São Paulo, a alta dos preços ocorre desde a segunda quinzena de dezembro e, para o anidro, desde a virada do ano.
Segundo pesquisadores do CEPEA, o suporte vem da demanda aquecida e da postura firme do vendedor. Agentes de usinas consultados pelo CEPEA tentam comercializar o biocombustível a preços mais altos e foram bem sucedidos. Especialmente no mercado spot paulista, a oferta está menor, ao passo que a demanda está aquecida.
Assim, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou aos R$ 2,8337/litro (líquido de ICMS e PIS/COFINS), alta de 0,39% em relação ao da semana anterior. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou aos R$ 3,2882/litro, valor líquido de impostos (sem PIS/COFINS), alta de 2,09% no mesmo comparativo.
Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp