![](https://sna.agr.br/wp-content/uploads/2025/02/ACUCAR.png)
Açúcar
Apesar do atual período de entressafra, os preços médios do açúcar cristal branco estão em queda no mercado spot do estado de São Paulo. Com as baixas, o Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, voltou ao patamar do começo de outubro/24, quando as usinas paulistas ainda estavam em produção.
Segundo pesquisadores do CEPEA, o recuo dos preços está atrelado à pressão de baixa exercida pelos compradores. Para o tipo Icumsa 150, agentes de usinas até conseguem segurar os preços das negociações, devido à restrição de lotes para pronta-entrega.
Essa qualidade de açúcar foi direcionada às exportações em maior volume ao longo desta temporada. Já para o tipo Icumsa 180, se observa uma flexibilidade por parte das usinas, que cedem aos preços pedidos pelos compradores.
Etanol
Os preços dos etanóis hidratado e anidro seguem em alta nesta entressafra no Centro-Sul brasileiro. Dados do CEPEA mostram que no caso do hidratado negociado no estado de São Paulo, a alta dos preços ocorre desde a segunda quinzena de dezembro e, para o anidro, desde a virada do ano.
Segundo pesquisadores do CEPEA, o suporte vem da demanda aquecida e da postura firme do vendedor. Agentes de usinas consultados pelo CEPEA tentam comercializar o biocombustível a preços mais altos e foram bem sucedidos. Especialmente no mercado spot paulista, a oferta está menor, ao passo que a demanda está aquecida.
Assim, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou aos R$ 2,8337/litro (líquido de ICMS e PIS/COFINS), alta de 0,39% em relação ao da semana anterior. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou aos R$ 3,2882/litro, valor líquido de impostos (sem PIS/COFINS), alta de 2,09% no mesmo comparativo.