Açúcar
Os preços do açúcar cristal branco seguem firmes e renovando as máximas nominais no mercado spot do estado de São Paulo. Na semana passada, o Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, passou a operar na casa dos R$ 167,00/saca de 50 kg.
Segundo pesquisadores do CEPEA, a demanda pelo açúcar nas negociações para a pronta-entrega esteve maior. Do lado da oferta, a disponibilidade desse tipo de cristal esteve ainda mais restrita, devido ao maior volume comprometido com as exportações. Esse cenário sustentou o movimento de alta nos preços domésticos.
Etanol
Os preços do etanol hidratado registraram pequena alta na semana passada, sendo este o sexto avanço semanal consecutivo. De 11 a 14 novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado fechou aos R$ 2,6278/litro (líquido de ICMS e PIS/COFINS), alta de 0,97% em relação ao do período anterior. Segundo pesquisadores do CEPEA, as vendas de etanol hidratado pelas usinas do Estado de São Paulo se estabilizaram ao longo da última semana.
Porém, vale lembrar que no período anterior (de 4 a 8 de novembro), o volume do biocombustível comercializado por usinas paulistas havia dobrado em relação ao da semana encerrada em 1º de novembro. Assim, muitas distribuidoras já se mostravam abastecidas para atender à demanda esperada para o feriado da sexta-feira, 15 (Proclamação da República), e os demandantes ativos buscaram repor algum volume.