A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) esta em missão comercial na China e recebeu, nos dias 24 e 26, industriais chineses para apresentar os números do algodão brasileiro e conversar sobre possibilidades de mais negócios envolvendo a fibra brasileira e a indústria têxtil chinesa.
O presidente da Abrapa, Gilson Pinesso, destacou o trabalho da Associação em busca da melhoria em qualidade e sustentabilidade. “Temos, hoje, um algodão de excelente qualidade, produzido sob cuidados essenciais em relação à sustentabilidade da cotonicultura. O programa Algodão Brasileiro Responsável já certificou mais de 70% da produção brasileira”, afirmou.
Na quarta-feira, 24, em Shangai, a comitiva da Abrapa recebeu, durante um jantar, cerca de 130 convidados que conheceram mais sobre a produção brasileira de algodão, suas qualidades e projeto de sustentabilidade, além da participação do Brasil na Better Cotton Initiative (BCI). A coordenadora do BCI na China, Sherry Wu, palestrou aos convidados, para mostrar a importância da fibra brasileira na BCI. Hoje, o Brasil é o maior fornecedor mundial de algodão BC.
O jantar em Shangai contou, ainda, com a participação dos Cônsules Adré Saboya Martins, de comércio e investimento, e Ana Cândida Perez, consulesa geral do Brasil em Shangai.
QUINGDAO – No dia 26, sexta-feira, a Abrapa esteve em Quingdao, onde recebeu, também para jantar, outros 130 convidados para uma nova apresentação dos números do algodão brasileiro. O trabalho com a BCI foi apresentado por Li Bo, representante da entidade na cidade.
O grupo da Abrapa também visitou indústrias têxteis na região e puderam conversar e conhecer o processo de fiação na China.
PEQUIM – Na capital chinesa, o grupo da Abrapa apresentou o algodão brasileiro para mais convidados, durante um almoço. Mais uma vez, o presidente Gilson Pinesso, apresentou os números de produção, qualidade e certificação da fibra brasileira para cerca de 130 convidados, entre industriais e representantes da indústria têxtil da China.
Ainda em Pequim, o grupo da Abrapa foi recebido pela China National Cotton Exchange (CNCE) para uma reunião da sede da entidade, onde foram discutidos aspectos de negociação e venda do algodão brasileiro para a China.
A delegação brasileira segue da China para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde participará da reunião anual da International Cotton Association (ICA), nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro. No dia 02, quinta-feira, a Abrapa promoverá mais uma edição da Sala de Negociações, onde receberá representantes das traders compradoras de algodão brasileiro.
Fonte: Agrolink