A Associação Brasileira das Indústrias (Abiove) divulgou nesta segunda-feira, durante uma live, os dados de monitoramento do programa de Moratória da Soja.
Segundo o levantamento, o aumento do cultivo da oleaginosa em áreas em desacordo com a moratória, de 23%, foi o menor em termos percentuais dos últimos oito anos. Foram 108.409 hectares, ou 2%, dos 5.4 milhões que são cultivados com a soja no Bioma Amazônia.
O menor percentual desde a safra 2012/13 se deu, principalmente, pela mudança no sistema de monitoramento da Abiove. Desde 2013, o processo passou do sobrevoo para o monitoramento por satélite e sensores. “E não há erros. Esses satélites nos dão 100% de acurácia”, disse Bernardo Pires, gerente de Sustentabilidade da associação.
Dessa forma, foi possível constatar que a soja é um dos menores vetores no processo de desmatamento da Amazônia. Outros dados do programa da moratória mostram que cerca de 98,50% do desflorestamento se deu por fatores que não estão relacionados com o cultivo da oleaginosa.
Fonte: Notícias Agrícolas
Equipe SNA