Ocorreu nesta terça-feira (13/3) a abertura oficial da Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS).
Entre as autoridades, participaram o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz; o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, representando o governador José Ivo Sartori, que estava viajando; e pela ALRS esteve presente o deputado Estadual Edgar Pretto. O evento prossegue até sexta-feira (16/3).
Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a conferência. As edições anteriores foram em Montpellier, França (2012), e Milão/Pávia, Itália (2015). O Irga é um dos patrocinadores da conferência, ao lado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), secretarias estaduais da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ministério da Agricultura, entre outras entidades. Ainda é possível se inscrever para o evento diretamente no local.
Estão confirmados 40 palestrantes de diversas nacionalidades (França, Itália, Índia, Estados Unidos, Uruguai, entre outros), além de brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro). As apresentações das palestras e dos trabalhos científicos terão tradução simultânea.
No último dia do encontro ocorre a Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico, no assentamento Filhos de Sepé (AAFISE), em Viamão (ERS-040, quilômetro 20).
O local foi escolhido para a solenidade por cultivar 1.600 hectares de arroz orgânico, com gestão de irrigação realizada pela AAFISE em convergência aos interesses e diretrizes da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre do Banhado dos Pacheco/Sema. Outras informações sobre a conferência podem ser acessadas no site www.orp3brasil.com.br.
Clique aqui e confira a programação do evento.
Fonte: Irga