O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de cerveja do mundo. Amantes da bebida, dois terços da população a escolhem em comemorações.
A cada ano a produção e o consumo aumentam no País e, de um tempo para cá, a cerveja artesanal começou a se popularizar, graças às microcervejarias artesanais que surgem em todos os lugares e promovem o acesso a esse tipo de produto. A produção de cerveja artesanal é um processo facilmente adaptável à sustentabilidade.
No boletim produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial, vinculado ao Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SIS/Sebrae) são apresentadas as tendências desse segmento no Brasil, a partir de um breve panorama de mercado, destacando como as microcervejarias podem aplicar ações sustentáveis aos seus negócios e quais as vertentes dessa área.
PRODUÇÃO CASEIRA
A cerveja artesanal é produzida de maneira caseira, ou seja, o empresário, geralmente, pode ser enquadrado como microempresa (ME), os equipamentos utilizados são pequenos, as produções são restritas, para manter o nível de exclusividade; os ingredientes e as receitas podem ser desde os já consagrados até os criadas por eles próprios, o que gera produtos de sabores peculiares, mesmo que o tipo da cerveja seja algum já conhecido.
As microcervejarias se caracterizam por serem empresas constituídas e legalizadas, com receita bruta igual ou inferior a R$ 360 mil (de acordo com as Leis Complementares nº 123/2006 e nº 139/2011, também chamada de Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas), com pequenas instalações, para poder produzir até de 200 mil litros por mês. Se a produção passar disso, a empresa não é mais considerada microcervejaria.
O Estado de Santa Catarina sempre foi referência em cerveja, com a colonização alemã, um dos maiores festivais de cerveja do Brasil, a Oktoberfest, e concursos de cervejas artesanais. Com isso, consagrou-se um dos berços da disseminação de novas marcas deste tipo de cerveja.
LOHN BIER
A microcervejaria Lohn Bier é uma empresa familiar localizada na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina que surgiu em 2014 e segue a tradição alemã a fim de manter em suas receitas apenas os quatro ingredientes: a água pura, o malte, o lúpulo e o fermento.
AÇÕES SUSTENTÁVEIS
1. Toda a água utilizada na produção da cerveja é tratada e purificada para retornar ao meio ambiente.
2. A terra que é gerada como resíduo é levada a uma olaria para ser transformada em tijolo.
3. O bagaço do malte vira ração para os animais.
4. As sacas dos maltes viram sacolas para os clientes.
As ações sustentáveis da microcervejaria foram destaque no concurso Prêmio
Brasil Brau de gestão de negócios em cerveja, maior feira da América Latina, o
que rendeu um troféu na categoria Sustentabilidade.
RECOMENDAÇÕES
Busque sempre inovar os produtos que seu negócio oferece, acesse a página de Inteligência Setorial do Sebrae Santa Catarina e leia os boletins e os relatórios para obter insights:
»» Cervejas com mel;
»» Gestão sustentável dos pequenos negócios;
»» Reciclagem de água;
»» Gestão da água;
»» Ecoeficiência nos pequenos negócios.
Confira também o material elaborado pelo Sebrae “Como montar uma microcervejaria”. Nele você encontrará dicas e a legislação vigente para esse tipo de negócio.
O Sebrae também disponibiliza outros materiais como: Microcervejarias ganham espaço no mercado nacional, Como montar um pub, Potencial de consumo de cervejas no Brasil, Cerveja com o sabor brasileiro e Cerveja artesanal: ótimo negócio para pequenos.
Procure a Associação de Cervejeiros Artesanais do seu Estado para fomentar seu negócio e a atuação do segmento no País. Como exemplo, existe a Acerva Catarinense.
Conheça o mercado atual das microcervejarias no Brasil, por meio da pesquisa realizada e divulgada pelo Sebrae: Microcervejarias.
O Centro de Sustentabilidade do Sebrae possui materiais e, além disso, poderá dar apoio para a elaboração de um negócio sustentável.
Fonte: SIS/Sebrae com edição d’A Lavoura