O programa InteCred é uma das 12 ideias/projetos finalistas do Desafio Agro Startup, uma competição de modelos de negócios, capacitações e mentorias para idealização de ações inovadoraes. Ao todo, 12 preamiados serão apresentadas no próximo dia 11 de abril, quarta-feira, no estande do Sistema Faeg/Senar e Sebrae, durante a 17ª Tecnoshow Comigo, que será realizada até dia 13 deste mês, em Rio Verde (GO).
Essa iniciativa, que pretende incentivar boas e novas ideias para o agronegócio brasileiro por meio das startups do agro (agtechs e/ou agrotechs), é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar-GO), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO).
Sócio-proprietário da startup Implanta IT Solutions, Rômulo Prudente garante que sua empresa prestigia ações inovadoras, considerando que, junto à sua equipe de gestores, desenvolveu o InteCred. Esse projeto engloba uma solução de softwares e serviços, também chamada de Plataforma de Gestão de CPR’s.
“Com o InteCred, vamos integrar investidores e produtores rurais por um crédito agrícola mais seguro, fácil e competitivo”, destaca Prudente.
INTECRED: PLATAFORMA WEB E MOBILE ACESSÍVEL PARA INDÚSTRIAS
O executivo explica que um dos fatores que permitiram a ampliação do crédito rural privado foi a criação, pelo governo (em 2003), da Cédula de Produto Rural (CPR), como título garantidor do pagamento do produtor aos seus credores (bancos, tradings, indústrias de insumos e distribuidores de insumos).
Para ele, a vinculação de CPR´s nos contratos entre produtores e investidores diminui o risco de inadimplência e é uma ferramenta de sustentação deste crédito privado tão necessário para o nosso agronegócio, uma vez que o crédito público não consegue suprir a demanda.
Pensando nisso, a Implanta está desenvolvendo o InteCred para atuar na criação, gestão, endosso e baixa de títulos e cédulas como a CPR.
“Dessa forma iremos garantir uma operação simples, confiável, segura e atrativa para novos investidores, e assim propiciar a concessão de crédito privado na quantidade necessária para atender toda a demanda do mercado e manter o Brasil competitivo na produção agrícola”, diz ele.
Prudente acrescenta ainda que “o InteCred será uma plataforma web e mobile acessível para indústrias, distribuidores, tradings, bancos e produtores rurais em todo o Brasil e futuramente na América Latina”.
MUDANÇAS E CRESCIMENTO
A Implanta IT Solutions é uma startup já na ativa, que apresenta um produto consolidado e conta com clientes no Brasil, Colômbia e Chile. Agora, com a criação do InteCred, pretende suprir uma demanda de mercado, ainda não tratada adequadamente, conforme avalia o executivo da empresa.
“Para o projeto, temos o desafio de divulgação correta da solução e atingir o público-alvo desejado, criando a cultura de uso da solução até que os benefícios sejam percebidos e escalados.”
Prudente também comenta as mudanças ocorridas ao longo do Desafio Agro Startup: “Fizemos uma grande mudança na forma de apresentação da solução. Ficamos muito animados com a qualidade e profundidade que o Desafio Agro Startup mostrou em sua abordagem inicial”.
Ainda avalia o esforço que o Sebrae e Senar de prospectar as agtechs de todo o Estado de Goiás, por meio das “apresentações itinerantes e a competência do time envolvido, foi facilmente percebido pelo mercado”. “E muito nos orgulha, termos nos classificado até este momento na disputa.”
Ficar parado não faz parte dos planos do grupo. “A sequência, agora, é fazer um MVP (Minimum Viable Product ou mínimo produto viável), aplicar em alguns projetos piloto e depois buscar a escala desejada com a captação de um investidor”, ressalta o executivo da Implanta IT Solutions.
COMPETITIVIDADE DO AGRO GOIANO
Superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto reforça que o Desafio Agro Startup é uma iniciativa que proporcionará boas e novas ideias para o setor agropecuário.
“O Senar Goiás atua na qualificação e aperfeiçoamento da mão de obra no meio rural. O incremento da produção agrícola e pecuária é resultado do aumento na produtividade, um instrumento indispensável ao alcance destes objetivos, e a tecnologia utilizada nas propriedades rurais. O Desafio contribuirá ao desenvolvimento do agronegócio, impactando positivamente na sustentabilidade e competitividade do produtor rural”, salienta Lima Neto.
Já o analista de Inovação e Competitividade Francisco Lima Júnior lembra o ideal do programa: “Buscamos pessoas e equipes com espírito empreendedor que tenham ou sejam capazes de gerar boas ideias, para solucionar problemas e explorar as oportunidades dos elos das cadeias produtivas do agronegócio, fomentando, assim, o surgimento e fortalecimento das agrotechs (startups voltados o setor agropecuário) e, consequentemente, todo o mercado”.
De acordo com Lima Júnior, “participam do programa startups de qualquer estágio de maturidade, pessoas ou equipes com uma ideia de negócio ou sem uma ideia formada, mas que acreditam que sejam capazes de gerar soluções inovadoras para o agronegócio.
SERVIÇO
Desafio Agro Startup – Premiação
Local: Tecnoshow Comigo 2018, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO).
Data: 11 de abril
Fonte: Assessoria de comunicação do Sistema Faeg com edição d’A Lavoura