Ver o bichinho de estimação coçando as orelhas é muito comum. No entanto, quando esta coceira é prolongada e acompanhada por sinais de desconforto, é bom ficar atento: pode ser alguma infecção no ouvido.
Causadas por uma série de fatores, que vão desde uma predisposição genética até a falta de higienização adequada dos ouvidos dos animais, as infecções acontecem pelo acúmulo de sujeira e umidade, que desenvolvem bactérias e fungos, causando doenças como: otites uni ou bilaterais, internas ou externas, oto-hematoma (acúmulo de sangue entre a cartilagem auricular e a pele da orelha), entre outros problemas.
ATENÇÃO NA LIMPEZA!
A limpeza das orelhas dos pets é uma tarefa fácil, mas precisa de atenção especial. Caso seja malfeita, pode provocar danos e doenças ao animal. Isso porque, ao limpar incorretamente, a cera pode ser empurrada para o pavilhão auditivo interno, causando grande acúmulo e deixando o local propício para infecção fúngica e bacteriana.
Para evitar contratempos, veja algumas dicas de como limpar corretamente a orelha do seu pet. Leia o passo-a-passo gratuitamente, acessando a edição nº 709/2015 da Revista a Lavoura (página 36), clicando aqui.
OUTROS DESTAQUES
Veja outros destaques da mesma edição, sem pagar nada!
Quer assinar e receber as versões impressas e exclusivas da Revista A Lavoura, no conforto de sua casa? Confira nossas condições superespeciais enviando um e-mail para assinealavoura@sna.agr.br.
Para ler as edições anteriores, gratuitamente (exceto as três últimas, em virtude do acordo com quem assina), acesse www.sna.agr.br/publicacoes/a-lavoura.
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram (@revistaalavoura.sna)!
Fonte: Revista A Lavoura nº 709/2015