O Brasil possui o terceiro maior rebanho de vacas leiteiras do mundo, superado apenas pela Índia e União Europeia. Em valor de produção, o leite ocupa o quarto lugar entre as commodities produzidas pelo agronegócio brasileiro, atrás somente da soja, da cana-de-açúcar e do milho.
Com um volume imenso de produção, uma variedade de produtos derivados e um mercado competitivo para pequenos negócios, não faltam oportunidades no mercado lácteo.
Confira abaixo algumas dicas sobre negociações no setor, pontuadas pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)!
Como encontrar bons fornecedores:
- Utilizar plataformas de aproximação comercial onde fornecedores anunciam produtos e serviços e se colocam à disposição para compradores.
- Conversar com outros empresários e produtores rurais da localidade para buscar indicações de empresas para estabelecer relações de parceria.
- Participar de eventos do setor para conhecer outros produtores e empresários dispostos a realizar relações comerciais de fornecimento.
Critérios na escolha do fornecedor:
- Distância física entre o fornecedor e a sua empresa (visita, inspeção, frete).
- Competências do fornecedor (capacidade de cumprir o que promete).
- Qualidade do produto (deve cumprir a qualidade mínima estipulada).
- Preço (bom para ambos com foco na qualidade).
- Prazo (considerando qualidade, volume, distância e periodicidade).
- Forma de pagamento e de entrega (planejamento econômico).
Como negociar bem com fornecedores:
Boas negociações com fornecedores são imprescindíveis para que pequenos negócios permaneçam competitivos no mercado, portanto, preparação é fundamental.
- Plano B: considere suas alternativas. Tenha plano B, caso não encontre um acordo favorável.
- Entenda seus limites: tenha claro para si o limite máximo de preço, prazo, qualidade e outras condições necessárias para que elas possam ser consideradas.
- Busque a construção de um relacionamento: adentre uma negociação com o objetivo de construir uma parceria, e não levar vantagem. A melhor negociação é aquela na qual ambas as partes saem satisfeitas com o resultado.
Fabricantes e varejistas:
Na relação com varejistas, o empreendedor passa ao papel de fornecedor e tem muito a ganhar ao considerar as mesmas preocupações logísticas do varejista.
Fabricação e venda: movimentação logística:
Há basicamente dois métodos de logística, conhecidos como “push” e “pull”.
- Push: maneira tradicional na qual o fabricante produz a quantia que espera poder vender no futuro e depois empurra seus produtos até o consumidor.
- Pull: nesse sistema os fabricantes procuram ouvir e responder rapidamente as prioridades dos clientes e dos pontos de venda, reduzindo custos de transporte, armazenagem, estoque e processamento.
Quer saber mais sobre o setor de leite? Baixe o relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae e amplie seu conhecimento sobre o mercado!
Fonte: Sebrae com edição d’A Lavoura