Entrevista com Celso Moretti, presidente da Embrapa

A tecnologia e a cooperação são caminho para uma agropecuária mais produtiva, sustentável e economicamente viável. Essa foi a essência da mensagem transmitida durante a AgriTalks Lisboa, evento promovido pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e pela Embaixada do Brasil em Portugal.

O Agrolink esteve presente e entrevistou Celso Moretti, presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Como o Brasil pode melhorar a comunicação de seu agronegócio para o mundo?

Celso Morettti: Investir em comunicação é a chave para o agronegócio brasileiro. Eu tenho dito e feito isso. Tenho me comunicado no Brasil com o público urbano. A Embrapa já há mais de uma década entende que o seu público é a sociedade brasileira como um todo. Nós temos investido bastante em vir para a Europa e outros lugares do mundo junto à Apex para mostrar que é possível produzir e preservar o meio ambiente.

Portugal tem um cenário de solos degradados e regiões ociosas que, agravado pelas alterações climáticas, vem provocando incêndios rurais cada vez piores. Como o agronegócio brasileiro pode ajudar Portugal?

Celso Moretti: Nós temos um conjunto enorme de tecnologias que podemos compartilhar com os irmãos portugueses. Vai desde a construção de pequenas barragens para a retenção de água, passando pelo manejo florestal sustentável de produtos madeireiros e não madeireiros, e até os sistemas integrados. Tudo isso ajuda a recuperar as pastagens degradadas, trazendo mais renda para o produtor. Obviamente que sabemos que há um evento climático de seca e altas temperaturas que ocorre aqui ano após ano, mas nós temos condições de contribuir para apoiar Portugal.

Fonte: Agrolink
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp