Morre aos 95 anos o empresário Ruy Barreto

Ruy Barreto. Foto: Reprodução/site ACRJ

Morreu no último sábado, no Rio de Janeiro, aos 95 anos, o empresário Ruy Barreto. Considerado um dos pioneiros da indústria do café solúvel no Brasil, sua atuação política e empresarial foi decisiva em muitos momentos da história da cafeicultura e da própria economia do País.

Diretor geral da Café Solúvel Brasília, Barreto ocupou a vice-presidência da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel, atuou como membro da Junta Consultiva do Instituto Brasileiro do Café (IBC) e foi sócio do Centro de Comércio do Café do Rio de Janeiro (CCCRJ).

Além disso, presidiu a Companhia São João de Armazéns Gerais, a Bhering Produtos Alimentícios, a Federação das Câmaras de Comércio Exterior e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). À frente dessa entidade, passou também a dirigir a Associação Comercial do Rio  de Janeiro (ACRJ) e a Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado do Rio (Faciarj).

“Ruy Barreto era um dos mais importantes líderes empresariais do Rio de Janeiro, com expressiva atuação no setor cafeeiro no Rio e em Minas Gerais. Foi uma grande perda para o Brasil”, disse o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, em mensagem divulgada nas redes sociais.

Nascido em Muriaé (MG) no dia 14 de janeiro de 1927, Barreto era casado com Rosa Maria Annes Dias Barreto e deixa três filhos. Seu corpo foi cremado no domingo (6/2), no Memorial do Carmo, no Caju, no Centro do Rio.

 

 

Fontes: FGV-CPDOC e CCCRJ

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp