A safra de soja do Brasil em 2021/2022 deve registrar um recorde de 144.3 milhões de toneladas, com as condições climáticas favoráveis de maneira geral e um crescimento de área plantada, estimou a Agroconsult durante evento promovido pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
Caso a estimativa se confirme, a safra no maior produtor e exportador global de soja aumentaria 5,20% em relação à anterior, estimada pela consultoria em 137.1 milhões de toneladas. Com os preços favoráveis, os produtores brasileiros aumentaram a área plantada em 4,20% na temporada atual, para 40.3 milhões de hectares.
O sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, afirmou que, se as condições continuarem favoráveis, a produção da oleaginosa brasileira poderia superar 145 milhões de toneladas, na melhor das hipóteses. Ele disse ainda que, com um plantio antecipado pelas chuvas, o Brasil poderá ter também um volume maior de soja da nova safra em janeiro, quando a colheita se intensifica.
Pessôa estimou um volume pronto para a colheita na primeira quinzena de janeiro de 6.5 milhões de toneladas, muito próximo da temporada mais adiantada da história, em 2018/19, quando o Brasil obteve, no período, 8.2 milhões de toneladas.
Fonte: Reuters