O Ministério da Agricultura da China criou um plano para aumentar a prevenção e controle da Peste Suína Africana e também de outras doenças animais. A série de iniciativas inclui dividir o território chinês em cinco regiões, que passarão a ter mais responsabilidade por esses esforços, informou a agência Reuters.
A mudança ocorre após o grande número de novos casos de peste suína no último inverno (dezembro-março) em diferentes províncias, principalmente no Norte do país. Incurável, a doença causa perdas significativas no rebanho.
Segundo o novo plano, as regiões terão a missão de garantir a notificação de surtos de doenças, avaliar os riscos e propor políticas de controle. O país criará também zonas livres de doenças dentro de cada região, de onde só sairão reprodutores e leitões.
A China já havia discutido a compartimentação de seu território para como forma de conter melhor a propagação da Peste Suína Africana. Desde 1º de abril, o governo tem restringido o movimento de suínos entre as regiões.
Valor