O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), localizado no Porto do Itaqui, e que faz parte do maior complexo portuário do Brasil, teve sua segunda fase de inovação inaugurada nesta quarta-feira. A expectativa é de maior viabilização nas movimentações de grãos, redimensionados para mais de 12 milhões de toneladas ao ano.
A nova etapa do projeto foi apresentada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), pelo presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago e pelo diretor do consórcio Tegram, Marcos Bertoni, durante coletiva de imprensa.
Na ocasião, Dino afirmou que a obra foi bem sucedida e acrescentou que o terminal “é um sonho antigo” dos produtores maranhenses e de estados vizinhos, com potencial para gerar mais empregos e oferecer mais oportunidades para outras empresas e trabalhadores locais.
Com sua primeira fase inaugurada em 2015, o Tegram expandiu novas dimensões nas movimentações de carga, agora com a construção do novo berço e novas estruturas. “A segunda etapa representa um marco, e garante mais segurança para os investidores”, afirmou o presidente do porto, Ted Lago.
A inauguração da atracação do novo berço 100 será feita pelo navio Grace One, segundo informações do porto.
Duplicação
A etapa recém-inaugurada do terminal envolveu a duplicação da linha de embarque para a operação de mais um berço de atracação, que funcionará de forma simultânea ao berço atual já utilizado. Esta parte deverá permitir uma taxa de embarque de 5.000 toneladas de grãos por hora.
Além do berço, será feita a ativação de uma segunda moega ferroviária, permitindo a descarga de oito vagões simultaneamente, a uma taxa de 4.000 toneladas de grãos por hora.
Fontes: O Imparcial/Valor Econômico
Equipe SNA