A safra de soja na safra 2019/20 deve alcançar 124.2 milhões de toneladas, estimou a consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira, contra a estimativa de 124.55 milhões de toneladas divulgada em fevereiro.
Em relação à temporada de 2018/2019, quando o Brasil produziu 119.306 milhões de toneladas, a nova estimativa representa um aumento de 4,10%.
“O avanço da colheita em todo o País trouxe um panorama mais claro do verdadeiro potencial produtivo da safra brasileira nesta temporada”, indicou, em nota, o analista da consultoria, Luiz Fernando Roque.
Segundo o levantamento da Safras, a falta de umidade registrada no Rio Grande do Sul durante o primeiro trimestre do ano culminou em uma das maiores perdas de produtividade dos últimos anos.
“A maior parte das lavouras gaúchas não recebeu umidade suficiente em momentos importantes do desenvolvimento, o que derrubou o potencial produtivo das plantas do noroeste ao sul do estado”, indicou a análise.
A consultoria não detalhou qual foi a média de produtividade registrada no Rio Grande do Sul.
Milho
Já a safra brasileira de milho 2019/20 foi estimada pela Safras & Mercado em 105.8 milhões de toneladas, contra a estimativa de 104.75 milhões de toneladas divulgada no mês passado.
A consultoria elevou a estimativa de colheita da primeira safra para 23.2 milhões de toneladas, enquanto reduziu a estimativa da segunda safra, a safrinha, para 73.8 milhões de toneladas.
A queda da estimativa da safrinha se deve à ocorrência de estiagem nas lavouras de Mato Grosso do Sul e Paraná.
Reuters