A AgRural elevou este mês a estimativa da produção de soja do Brasil na safra 2019/20 para um volume recorde de 125.6 milhões de toneladas. A estimativa anterior, de janeiro, era de 123.9 milhões de toneladas. O aumento ocorre apesar de dois pequenos cortes na expectativa de produtividade do Rio Grande do Sul. Os números serão revisados novamente em março.
Segundo a AgRural, a colheita da safra de soja 2019/20 alcançou, na última quinta-feira, 21% da área plantada no Brasil. O percentual representa atraso em relação a igual período do ano passado, quando a colheita estava em 36% da área, e fica em linha com a média dos cinco anos anteriores. Na comparação semanal, a área colhida avançou 5%.
A consultoria informou ainda que Mato Grosso continua liderando os trabalhos de campo, mas as chuvas na semana passada fizeram com que o ritmo no estado e nos vizinhos Goiás e Mato Grosso do Sul diminuísse.
“No Paraná, o ritmo ainda é lento, não apenas por conta do atraso no plantio, mas também por causa da demora na perda de umidade dos grãos”, acrescentou a AgRural.
Em seu relatório semanal, a AgRural destacou também que o Estado do Rio Grande do Sul, onde a colheita começa somente em março, ainda inspira cuidado. “(O estado) voltou a ficar seco agora em fevereiro, quando grande parte das lavouras está enchendo grãos.”
Broadcast Agro