Os governos do Brasil e da Alemanha firmaram acordos de cooperação técnica e financeira para incentivar o desenvolvimento sustentável. A informação é do Ministério da Agricultura. Segundo a pasta, o aporte financeiro do governo alemão deve ser de 81.9 milhões de euros, e desse total 40.4 milhões serão destinados a projetos vinculados ao ministério.
Os recursos deverão ser aplicados em bioeconomia (14 milhões de euros), proteção florestal, recuperação ambiental e reflorestamentos em pequenas propriedades rurais na Mata Atlântica (13.1 milhões), inovação nas cadeias produtivas da agropecuária na Amazônia (7.5 milhões) e implementação do Cadastro Ambiental Rural (5.8 milhões).
Representantes dos dois países se reuniram, de 27 e 29 de novembro, no ministério alemão para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) em Bonn.
O secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Flávio Bettarello, disse que as negociações sobre cooperação bilateral ocorrem a cada dois anos e que os encontros não são focados “apenas na arrecadação de recursos financeiros e na cooperação técnica”, mas também para “o alinhamento da visão sobre como os países podem trabalhar juntos”.
Esta é a primeira reunião do grupo durante o governo Jair Bolsonaro e que conta com a presença do Ministério da Agricultura brasileiro.
Broadcast Agro