As exportações de café verde, solúvel e torrado e moído do Brasil em setembro aumentaram 2,60% em relação ao mesmo mês de 2018, com embarque de 3.23 milhões de sacas de 60 quilos. A informação é do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Já a receita recuou 4,50% no período, para US$ 410,31 milhões. O preço médio foi 6,90% inferior ao de setembro do ano passado, de US$ 126,90/saca.
“O volume de café exportado em setembro registrou o melhor resultado do mês nos últimos cinco anos”, disse em nota o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes. “Outro fator que deve ser destacado é o forte crescimento das vendas para os dez maiores países compradores, entre eles, Estados Unidos, Alemanha, Japão, Bélgica e Espanha, com exceção do Reino Unido”.
“Estes resultados registram o aumento da participação brasileira nas exportações mundiais, de acordo com os dados apurados pela Organização Internacional do Café (OIC)”, afirmou Carvalhaes.
Em setembro, o café arábica respondeu por 81,80% do volume total exportado, seguido pelo solúvel, com 10%. O conilon (robusta) respondeu por 8,10% das exportações.
Broadcast Agro