A comercialização da safra de soja em 2018/19 atingiu 58% da produção esperada até o último dia 10 de maio, percentual bem abaixo dos 64% registrados na safra passada. O número também é menor sobre os 68% registrados em 2016 e dos 61% da média normal de cinco anos. Os dados foram levantados pela Datagro Consultoria, que atribui o menor ritmo das vendas à queda nos preços.
O levantamento também mostra que 45% da produção de milho de verão já foi negociada, um avanço diante dos 32% observados há um mês, e também 44% maior em igual momento do ano passado. “A aceleração das vendas neste último mês esteve ligada à postura mais agressiva de venda pelos produtores”, indicou o chefe de grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Jr.
Em relação à safra de inverno de milho 2019, 44% da produção estimada já está comprometida pelos produtores, contra 39% no mês anterior. O ritmo está bem avançado em relação aos 32% de igual período do ano passado, e praticamente estável sobre os 44% da média normal.
Em relação ao avanço nas negociações, o especialista da Datagro disse que pode ser observada uma expectativa de preços menores diante da safra maior para o milho, além de uma lentidão nas vendas da soja.
Datagro