A colheita da soja 2018/19 já passou da metade da área semeada no país. Segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, foram colhidos 52,1% da área estimada, com dados obtidos até 8 de março. Houve um avanço de 7,1% no comparativo com a semana anterior, quando a colheita era de 45%. Os trabalhos estão adiantados em relação a igual período do ano passado (45,7%), e também à frente da média para o período, de 46,4%.
Segundo o analista Evandro Oliveira, em virtude das chuvas, os trabalhos de colheita apresentaram avanço moderado na semana. Centro-Oeste segue com bom desenvolvimento, porém, o clima permanece úmido em algumas regiões. Destaque para o estado de Mato Grosso do Sul, que teve bom avanço e colheu aproximadamente 12% na semana.
Goiás é o único estado com atraso nos trabalhos, se comparado ao ano passado. Até o momento foram colhidos 55% da área de 3.5 milhões de hectares, contra 64% de 2018. Minas Gerais também teve de desacelerar o passo por conta das chuvas e agora o ritmo de trabalho é o mesmo do ano passado, na casa de 42%.
Mato Grosso segue como o estado que mais colheu até o momento e com o ritmo mais adiantado. Até agora, 89% da área de 9.6 milhões de hectares foram colhidas, bem a frente dos 75% do ano passado.
Veja no quadro abaixo quanto cada estado colheu.
Excesso de umidade começa a afetar qualidade da soja colhida
A colheita da safra 2018/19 de soja atingiu na última quinta-feira, dia 7, a 57% da área plantada no Brasil, segundo a consultoria AgRural. Na semana anterior, os trabalhos de campo atingiam 52%; no ano passado, 48% e na média de cinco anos, 47%.
A consultoria ressalta que os produtores de Mato Grosso seguem na liderança, com 93% da área já colhida. Em seguida estão Mato Grosso do Sul e Goiás, com 86% cada.
Embora o percentual colhido no Brasil continue à frente da média histórica, esta foi a terceira semana consecutiva em que o avanço das máquinas foi mais lento devido às chuvas que caem em diversos estados do país.
Além de lotes chegando com alta umidade aos armazéns (algo que já havia acontecido na segunda quinzena de fevereiro), os relatos sobre grãos avariados começam a se tornar mais comuns.
A AgRural explica que o fato não chega a ser um grande problema nos estados onde a colheita já está perto do fim.
Mas, caso as previsões de continuidade das chuvas se confirmem, regiões onde a colheita ainda não está tão adiantada poderão ter perdas de qualidade mais significativas, especialmente se não houver intervalos de tempo aberto para que os produtores consigam colher as áreas já prontas.
Na Argentina
A safra 2018/19 de soja da Argentina caminha bem, segundo informação do boletim semanal da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Dos 17.7 milhões de hectares de lavouras semeadas, aproximadamente 90% estão em boas ou excelentes condições.
Até o momento, 45% da área nacional está em enchimento de grãos e 10% em fase final de maturação. Se assim continuar, a estimativa da safra irá continuar a mesma, com 53 milhões de toneladas.
Canal Rural