Diversos produtores, empacotadores e corretores têm discutido qual é o real impacto que relatórios pessimistas e baixistas além do razoável, distribuídos gratuitamente, ou mesmo pagos, têm sobre o mercado.
Um grupo formado por estatísticos e analistas credenciados tem analisado o assunto e as primeiras conclusões são esclarecedoras. Os principais formadores de opinião têm contribuído muito para que, desde 2016, sejam amplificadas toda e qualquer notícia negativa (amplificar significa fazer parecer pior do que realmente possa ser).
Produtores acabam sendo forçados a vender abaixo do custo. Empacotadores ficam prensados entre o varejo (que também é contaminado por boletins e mensagens de WhatsApp) e o produtor. É o perde-perde.
Pode-se afirmar que o consumidor ganha. Talvez ganhe realmente comprando abaixo do preço que seria considerado razoável hoje, mas vai pagar mais caro, em breve, na medida em que o desestímulo ao plantio vai tomando conta do Brasil.
Se os números apresentados da venda de sementes estiverem refletindo a realidade, a diminuição de área poderá ser acima de 20%.
Fonte: Ibrafe