Inovações tecnológicas no agro, empreendedorismo e novas parcerias são focos do EsalqShow 2018

A Revista A Lavoura e a SNA apoiam o EsalqShow 2018. Foto: Divulgação

Estimular inovações tecnológicas, o empreendedorismo e fomentar novas parcerias são os objetivos do EsalqShow 2018 – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que será realizado entre os dias 9 e 11 de outubro, Piracicaba (SP), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, vinculada à Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

O “Futuro da Agricultura Tropical para a Sociedade” será o tema central, que norteará a edição deste ano, durante os diversos eventos que farão parte da programação do encontro. A intenção é conectar profissionais e lideranças nacionais e internacionais, estimulando a cooperação na busca por soluções frente aos grandes desafios e oportunidades da agricultura, pecuária e do agronegócio como um todo.

No dia 9 de outubro, a cerimônia oficial de abertura contará com a palestra central “O Futuro da Agricultura Tropical para a Sociedade”, que abrangerá de forma ampla o contexto para os debates e as discussões dos diferentes temas que serão tratados mais profundamente ao longo do EsalqShow.

No mesmo dia, também ocorrerá o Encontro de Lideranças em Agricultura, com representantes de universidades, centros de pesquisa, associações e outras instituições do Brasil e do exterior com a finalidade de contextualizar de maneira ampla, estratégica e global a visão de cada entidade sobre o tema da palestra central.

Neste encontro, especialistas elencarão os desafios, iniciativas, planos e ideias, incluindo as necessidades em formação de futuros talentos.

INVESTIR NO AGRONEGÓCIO

Presidente do Conselho do EsalqShow e membro da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), o ex-ministro Roberto Rodrigues ressalta que os concorrentes do Brasil investem vigorosamente no agronegócio e é fundamental que as lideranças daqui se atentem para a competitividade e apoiem seu desenvolvimento.

“Na dura disputa global que pode transformar o Brasil no campeão mundial da segurança alimentar e da paz, visto que não haverá paz onde houver fome, não há a menor dúvida que conquistar a taça depende de inovação e tecnologia”, aponta o executivo.

Segundo Rodrigues, o EsalqShow de 2018 será uma vitrine de tecnologia tropical sustentável guiada pela demonstração de inovações e das startups do agro (agtechs e agrotechs).

“Teremos um evento de grande alcance do qual valerá a pena participar, pois trará discussões entre os principais representantes do setor público e privado sobre como avançar ainda mais do que já temos feito”, afirma.

MAIS VISIBILIDADE

Para o ex-ministro, o encontro será realizado com o intuito de fortalecer e expandir o papel da Esalq/USP e seus parceiros, bem como ampliar a integração entre universidades e demais setores que envolvem o agro.

“O evento é uma forma de dar visibilidade às iniciativas da academia e também mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e projetos. Essa é a oportunidade de captar novas demandas do mercado para inovações tecnológicas, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e formação de recursos humanos, num ambiente dinâmico”, afirma o diretor  da Esalq/USP, Luiz Gustavo Nussio.

AGTECH VALLEY SUMMIT

Nos dias 10 e 11 de outubro, após a cerimônia de abertura oficial no dia nove, as principais lideranças dos diferentes segmentos do agronegócio se reunirão para promover rodadas de debates dinâmicos.

No segundo dia do evento, o tema central será “Gestão de Sistemas Integrados em Agricultura”, que abordará sobre a Agricultura 5.0, apresentando aos participantes a importância da gestão racional da informação e do conhecimento. Além disso, o painel tratará de assuntos como pegada hídrica, potencial da produção de milho para etanol e alimentação humana e animal, sistemas integrados e inovações da produção animal e gestão sustentável do controle de pragas e doenças.

No terceiro e último dia do EsalqShow 2018 (11/10), o tema será “Agricultura Tropical e a Sociedade no Futuro”, ocasião em que os debatedores falarão sobre as mudanças tecnológicas e os desafios de escala de produção, o uso sustentável de insumos na agricultura e os desafios da alimentação, os cenários de mudanças climáticas e o futuro da agricultura, inovações financeiras e o papel social da agricultura no futuro e as oportunidades de carreira para o profissional do futuro no agronegócio.

“Os temas de 2018 do AgTech Valley Summit refletem o feedback obtido na primeira edição do evento, também alinhados com a Cátedra Luiz de Queiroz, construída em 2017”, afirma Luiz Mario Machado Salvi, presidente da Araiby, empresa que organiza o Fórum em conjunto com a Esalq/USP.

Da esquerda para a direita: diretor da Esalq/USP, Luiz Gustavo Nussio, presidente do Conselho do EsalqShow, ex-ministro Roberto Rodrigues, e Luiz Mario Salvi, presidente da Araiby, empresa que organiza o Fórum. Foto: Divulgação Esalq/USP

ESPAÇO INOVAR

Com a proposta de oferecer um espaço dinâmico onde os participantes possam debater problemas, soluções e tendências, estimulando o networking e promovendo novas ideias, tecnologias, produtos e serviços, o Espaço Inovar Esalq & Cia terá estandes de patrocinadores do Fórum, de centros de pesquisa, empresas e startups, Esalq/USP e AgTech Valley.

Em dois auditórios serão promovidas apresentações e debates de diferentes temas, aprofundando o que foi debatido em 2017. No dia 10 de outubro, o tema central será “Agricultura Digital” e no dia 11, “Startups no Agronegócio”, além de outros eventos. 

PAINEL AGRICULTURA DIGITAL

Com apresentações alternadas de universidades, empresas e entidades de pesquisa e fomento, o painel de Agricultura Digital tem como finalidade estimular a troca de conhecimentos que envolvam o tema central “Agricultura Digital”.

O mesmo painel contará com palestras e mesa redonda que debaterá sobre Instrumentação, Conectividade, Monitoramento, Mercado da Agricultura Digital. 

EVENTOS PARA STARTUPS

Com a finalidade de oferecer consultorias aos interessados em empreender e aos empreendedores já com suas startups em diferentes estágios, no dia 10 de outubro, o “Evento para Startups – Agricultura e Agronegócio” auxiliará os profissionais a desenvolverem e materializarem suas ideias.

“Os empreendedores poderão ter auxílio prático e receber orientações marketing, de como identificar oportunidades, tirar a ideia do papel e analisar a viabilidade do projeto, fazer o levantamento de custos e até mesmo sobre desenvolvimento de equipe, como a estrutura organizacional, modelo de trabalho mais adequado e como montar equipe”, explica Luiz Mario Salvi, presidente da Araiby.

Com palestras e mesa redonda, no dia 11, o seminário “Perspectivas de AgTechs e Startups no Brasil e no Mundo” trará debates para um público interessado em empreender. Será uma boa oportunidade para ouvir e discutir as referências nacionais e internacionais em startups, hoje existentes no mercado.   

VITRINE

Nos três dias do Fórum serão apresentados, na Vitrine Esalq, os projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade pela instituição de ensino superior, que abre suas portas à comunidade, oferecendo a chance de conhecer, por meio de visitas programadas e monitoradas, os departamentos que integram a unidade acadêmica.

A Esalq/USP abriga cerca de 150 laboratórios e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que servem à sociedade, seja no ambiente rural e/ou urbano.

SAIBA MAIS SOBRE O FÓRUM

Com o apoio de mídia da Revista A Lavoura via Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), o EsalqShow é uma iniciativa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, vinculada à Universidade de São Paulo, em parceria com a empresa Araiby e apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

A primeira edição do evento, realizada em 2017, reuniu mais de três mil participantes e 67 expositores. Ainda promoveu 55 palestras e apresentou 51 projetos em 14 vitrines.

 

A iniciativa, que visa fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura, reúne uma série de iniciativas para aproximar a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional, a fim de gerar novas oportunidades e fomentar a inovação.

A edição de 2018 do EsalqShow conta com o patrocínio do John Deere, Coplacana, Santander, LS Tractor, FAESP, Rabobank e apoio da Arysta. O evento também tem o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Piracicaba e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Também são apoiadores do Fórum: a ACIPI, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adealq), EsalqTec, Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA),  Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para mais informações, acesse www.esalqshow.fealq.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do EsalqShow 2018 com edição d’A Lavoura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp