Produtores brasileiros já venderam 38% da safra 2018/19 de café, estimada em 60.50 milhões de sacas, de acordo com levantamento mensal da consultoria Safras & Mercado com dados até o último dia 7/8. Na comparação com 10 de julho, houve avanço de 7% nas vendas, segundo dados da Safras divulgados nesta quinta-feira.
“A comercialização de café seguiu ativa ao longo de julho, primeiro mês da temporada comercial 2018/19”, disse o consultor da Safras Gil Barabach.
Apesar da queda no preço e do fluxo mais cadenciado de venda por parte do produtor, os negócios, de forma geral, acabaram evoluindo bem, completou a consultoria em nota.
“A necessidade de caixa do produtor e a agressividade de algum exportador mais curto garantiram liquidez aos negócios, justificando o bom desempenho”, disse o consultor. “É bom destacar que o grande saldo de vendas antecipadas da safra nova (negócios a termo) também ajuda a explicar o expressivo volume comercial comprometido pelo produtor na atual temporada”.
O ritmo de vendas está acima de igual período do ano passado, quando girava em torno de 34% e também mais acelerado em comparação à média dos últimos cinco anos para o período, algo em torno de 36% da produção, afirmou a consultoria.
Dessa forma, segundo a Safras, as vendas de café da safra nova alcançam 22.78 milhões de sacas.
No caso do arábica, o produtor vendeu 35% da safra, um percentual acima de igual época do ano passado (30%), mas em linha com a média para o período do ano. Já a comercialização de café conilon chegou a 44% da safra, contra 45% em igual período do ano passado e 42% da média para o período.
Fonte: Reuters