Transformação digital do seguro rural e crédito no agronegócio é tema de debate em São Paulo

O evento AgFinTech – A Nova Era do Seguro e Crédito Rural, que acontece no próximo dia 4 de julho, na Casa do Saber, em São Paulo, lançará o conceito AgFinTech. Criado pela AgroTools, compreende o processo de transformação digital aplicado às instituições financeiras que se relacionam com o produtor rural.

A utilização do sensoriamento remoto e de sistemas GIS Web na fiscalização das operações de crédito rural, na mensuração e gestão dos riscos das lavouras e no monitoramento de garantias/CPRs, entre outros temas relacionados ao uso da tecnologia no segmento, também serão pautas dos debates.

“Existe um apagão de informações no agronegócio brasileiro que prejudica toda a cadeia”, diz o fundador da AgroTools, Sergio Rocha. “E a resposta para isso são as soluções digitais em linha com as necessidades do AgFintech, principalmente aquelas baseadas na coleta e no uso de dados do território agrícola, raciocínio geoespacial e no profundo entendimento do que o setor realmente precisa.”

O AgFinTech vai reunir especialistas de instituições financeiras, além de um representante do Banco Central, para falar sobre temas como a Resolução 4.427 do Bacen, que permite a utilização do sensoriamento remoto para fins de fiscalização de operações de crédito rural.

“A partir do momento em que o Bacen autoriza o uso da geotecnologia para esse fim, os bancos contarão com informações mais qualificadas, melhorando o lastro real, tornando empréstimos e seguros mais acessíveis”, afirma Rocha.

“Estima-se que menos 15% das produções rurais no país estejam seguradas, enquanto nos Estados Unidos esse percentual está acima dos 85%. Temos um mercado latente, que precisa estar aparelhado com o uso da tecnologia da informação para precificar as transações de maneira mais justa, com uma visão clara dos riscos.”

O cenário atual das instituições, que atuam junto ao agronegócio (cooperativas de crédito, seguradoras, resseguradoras, bancos púbicos e privados e órgãos regulamentadores); as percepções e distorções da realidade de campo; a dinâmica de gestão de riscos e as exigências do mercado nacional e internacional são outros temas que estarão na pauta de debates.

O ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, João Sampaio, será um dos palestrantes do evento. Na ocasião, ele irá destacar a interdependência entre campo, produtor, clima, crédito e seguro rural e as limitações para o desenvolvimento saudável do agronegócio no país.

 

Fonte: Sonho Seguro (edição: SNA)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp