Aprendemos desde pequenos que devemos escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia para evitar o aparecimento de cáries, placa bacteriana e tártaro. Com os cães isso não é muito diferente, o melhor amigo do homem também merece atenção especial nesta região que, quando mal cuidada, pode levar à inflamação da gengiva e a consequente perda dos dentes.
A escovação do animal não precisa ser feita três vezes ao dia; uma vez ao dia ou três vezes por semana já são suficientes para se evitar problemas maiores. Mas não pense em pegar sua pasta de dente e correr para escovar os dentes do seu cãozinho.
Como os animais não sabem cuspir, é extremamente necessário um produto apropriado a ele. O uso de gel dental comum pode causar irritação gástrica, náuseas e vômitos, tornando a escovação um verdadeiro pesadelo.
Existem no mercado algumas marcas de gel dental desenvolvidas com antibióticos naturais que promovem uma ação contínua e prolongada, não prejudicam o esmalte dos dentes, nem o aparelho digestivo, e podem ser usadas também com animais diabéticos, pois não contêm açúcar.
GEL DENTAL PARA CÃES
Há ainda marcas de gel dental com própolis que são cicatrizantes, anti-inflamatórios, bactericidas, calmante nas irritações, protetores e regeneradores e antissépticos dos tecidos.
Para uma escovação mais completa, é aconselhável levar o cão a um especialista, que poderá fazer corretamente uma limpeza a fundo.
OUTROS DESTAQUES DA EDIÇÃO
Veja o que também foi destaque na edição nº 702 da Revista A Lavoura, clicando aqui!
Assine e receba A Lavoura impressa, no conforto de sua casa! Conheça nossas condições especiais enviando um e-mail para assinealavoura@sna.agr.br.
Para ler as edições anteriores (exceto as três últimas, por serem exclusivas para quem assina), acesse www.sna.agr.br/publicacoes/a-lavoura.
Curta nossa página no Facebook e siga-nos também no Instagram (@revistaalavoura.sna)!
Fonte: Revista A Lavoura – Edição nº 702/2014