Trump diz que China concordou em comprar mais produtos agrícolas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta no Twitter nesta segunda-feira para celebrar o acordo fechado no último fim de semana entre sua equipe econômica e representantes de comércio da China que arrefecem, pelo menos por enquanto, os temores de uma guerra comercial aberta entre as duas maiores economias do mundo.

“A China concordou em comprar uma grande quantidade extra de produtos agrícolas [americanos], será uma das melhores coisas que acontecerá para nossos produtores na agricultura em vários anos”, escreveu Trump na rede social.

O republicano ainda aproveitou a ocasião para criticar o governo americano anterior, do ex-presidente Barack Obama. “Pergunto ao senador Chuck Schumer [líder democrata] por que o presidente Obama e os democratas não fizeram nada em relação ao comércio com a China, inclusive sobre o roubo de propriedade intelectual?” provocou Trump. “Comércio justo com a China irá acontecer”, acrescentou, afirmando que, “na China, barreiras e tarifas irão cair pela primeira vez”.

A trégua comercial entre China e EUA foi anunciada no último sábado. Após dois dias de negociações em Washington, os dois países divulgaram um comunicado no qual Pequim promete aumentar as importações de mercadorias e serviços para reduzir o bilionário déficit dos EUA no comércio bilateral.

Por outro lado, União Europeia (UE), Japão, Índia e Rússia alertaram a Organização Mundial do Comércio (OMC) que estão preparados para retaliações contra exportações americanas no valor de vários bilhões de dólares caso o governo Trump mantenha restrições às importações de alumínio e aço.

Coreia do Norte

Em sua série de tuítes na manhã desta segunda-feira, Trump também pediu à China que ajude a pressionar a Coreia do Norte em relação às negociações sobre a desnuclearização do regime de Pyongyang.

“A China precisa continuar a ser forte e restritiva na fronteira com a Coreia do Norte até que um acordo seja feito. A palavra é que recentemente a fronteira se tornou muito mais porosa e mais filtrada. Quero que isso aconteça, e a Coreia do Norte será muito bem-sucedida, mas somente depois de assinar [um acordo]”, postou Trump.

 

Fonte: Valor

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp