Conselho do Agro debate propostas para o setor com projeções até 2030

O ex-ministro e membro da Academia Nacional de Agricultura da SNA, Roberto Rodrigues, disse que o Conselho deverá apresentar um documento que retrata a visão conjuntural da atualidade, incluindo um diagnóstico com metas e estratégias para o longo prazo. Foto: Wenderson Araujo

 

As entidades que integram o Conselho do Agro, entre elas a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), estiveram reunidas na quinta-feira (26/4) na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Na ocasião, os participantes analisaram um documento prévio que inclui propostas de longo prazo para o setor agrícola, com projeções até 2030. A versão final do texto, que acrescenta sugestões das entidades do Conselho, deverá ser concluída até junho. Em seguida, será encaminhada aos aos candidatos à Presidência da República.

O documento foi elaborado a partir de estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Ministério da Agricultura (Mapa).

 

VISÃO E DIAGNÓSTICO

O coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro da Academia Nacional de Agricultura da SNA, Roberto Rodrigues, afirmou durante o encontro que o objetivo do trabalho é apresentar uma visão conjuntural da atualidade e um diagnóstico com metas e estratégias para o longo prazo.

“Isso faz parte de um projeto muito amplo que deverá fazer do Brasil o campeão mundial da segurança alimentar até 2030”, ressaltou o ex-ministro.

Segundo o presidente da CNA, João Martins, a ideia é mostrar a preocupação do agro em relação a temas como escoamento de safra, infraestrutura e sanidade. “Queremos saber o que os candidatos pensam sobre isso”, disse.

 

BASE CIENTÍFICA

Já o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, acrescentou que o documento também irá mostrar aos governantes o que o setor necessita para continuar crescendo de forma sustentável e produtiva.

“Esse documento está sendo elaborado com base científica, e não como forma de convencimento. Pretendemos mostrar a realidade do campo para que o governo e a sociedade urbana entendam a importância do agronegócio do Brasil”, afirmou o dirigente do CNC.

O Conselho do Agro reúne 15 entidades que representam os produtores rurais de diversas cadeias produtivas e segmentos da agropecuária. O grupo foi criado para defender temas de interesse do setor e do país.

 

Por Equipe SNA/Rio, com informações da CNA

Foto da capa: Wenderson Araujo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp