A Lavoura Online: saiba como está o mercado de alimentação fora do lar e como abrir um food service

Consumidores do Brasil gastam em torno de 25% de sua renda com comida fora da cozinha de casa, conforme o IBGE. Foto: Divulgação

A correria do dia a dia vem afastando, cada vez mais, o consumidor da cozinha de casa. Esse cenário justifica o número crescente de pessoas que procuram otimizar o tempo ao optar por refeições prontas e, em sua maioria, fora do lar.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), homens e mulheres que vivem por aqui gastam em torno de 25% de suas rendas com comida na rua.

Com uma movimentação que gira em cerca de R$ 170 bilhões ao ano, somente na última década, o mercado de alimentação fora do lar representa uma grande fatia do setor de alimentos e bebidas, que vem se reinventando em meio à atual crise econômica do País.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), o faturamento da indústria de alimentos no País registrou alta de 85,8% entre os anos de 2010 e 2016.

Considerando esse crescimento, a média do setor de alimentação fora do lar é de 12,3%, o que reforça que o hábito de se alimentar na rua está cada vez mais presente no cotidiano de quem vive no Brasil.

RELATÓRIO DO SIS/SEBRAE

Para entender melhor esse cenário, o Sistema de Inteligência Setorial do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SIS/Sebrae) acaba de divulgar o relatório “Alimentação fora do lar: o mercado de food service”, trazendo os principais dados de mercado, tendências de consumo, alguns modelos de negócios, além de dicas e pontos de atenção para o empresário interessado em atuar no segmento.

Conforme a instituição descreve no documento, o mercado de food service compreende toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos, bebidas, insumos, equipamentos e serviços que atendem estabelecimentos que preparam e fornecem refeições realizadas, principalmente, fora do lar.

MOTIVAÇÕES

De acordo com o SIS/Sebrae, as motivações para esse aumento da alimentação fora de casa são as seguintes:

* Crescimento demográfico em regiões urbanizadas, o que demanda mais esse tipo de serviço.

* Modificação da estrutura familiar com aumento no número de casais sem filhos, o que ocasiona na redução nas despesas essenciais do orçamento familiar, e consequente investimento em lazer e novas experiências gastronômicas.

* Aumento na renda familiar ou individual que demanda um consumo mais qualificado, impulsionando negócios focados em produtos e serviços diferenciados (artesanais, frescos, orgânicos, cardápios para pessoas com restrições alimentares etc.).

* A crescente participação das mulheres no mercado de trabalho fez com que restasse pouco tempo para as atividades domésticas, como o preparo das refeições, o que também estimulou o aumento da frequência das refeições familiares fora de casa.

CANAIS DE ATENDIMENTO

O SIS/Sebrae também aponta os seguintes canais de atendimento do mercado de food service:

* Comercial: o objetivo principal do negócio é a venda de refeições. Exemplos: restaurantes: a la carte, self service, prato pronto, churrascarias, pizzarias, lanchonete, padarias, bares, quiosques, bufê, rotisseria independente, vending machine.

* Comercial serviço: a alimentação não é a atividade-fim do negócio, é apenas um dos serviços oferecidos com o objetivo de lucros. Exemplos: hotéis, motéis, escolas, hospitais, catering (aéreo, terrestre e marítimo).

* Comercial alternativo: comercialização de produtos prontos para consumo imediato ou posterior (fonte alternativa de lucro). Exemplos: lojas de conveniência, rotisseria e lanchonetes dentro de supermercados.

* Social: a alimentação é um serviço sem objetivo de lucro. Exemplos: exército, merenda escolar, presídios, restaurantes populares, entre outros.

TAMANHO DO MERCADO

O SIS-Sebrae também apresenta dados sobre o tamanho do mercado de food service:

* O mercado de alimentos e bebidas representa 10,1% do PIB nacional e estima-se que o segmento de food service abocanhe 2,7% desse montante.

* Em 2016, o segmento de alimentação fora do lar movimentou R$ 184 bilhões no Brasil.

* O tíquete médio foi de R$ 13,40, um acréscimo de 8% em comparação ao ano anterior.

* Em torno de 56% da população consome fora de casa, e tem idade entre 18 e 49 anos.

* A estimativa de crescimento para o mercado de alimentação fora de casa (ainda não fechada), para 2017, deve girar em quase 11%.

COMPORTAMENTO DE CONSUMO

A forma de se alimentar evoluiu ao longo do tempo. Da caça e colheita dos alimentos, homens e mulheres passaram à agricultura e industrialização e, posteriormente, à possibilidade da aquisição da refeição pronta para consumo.

De acordo com o relatório do SIS/Sebrae, esse fator facilitou a vida de uma sociedade em que o tempo é algo raro e valorizado. “Em compensação, abriu um leque interminável de opções para o consumidor e também diversas oportunidades para os empreendedores que querem se aventurar nesse mercado”, aponta o documento.

Fonte: Divulgação SIS/Sebrae

SERVIÇO DE DELIVERY

O serviço de delivery, que compreende a entrega de produtos e serviços em domicílio (residência, comércio, escritórios, etc.) mediante pedido via telefone, já existe há bastante tempo. Com o surgimento da internet e a evolução da tecnologia, essa modalidade ganhou agilidade e um alcance nunca antes imaginado.

O SIS/Sebrae também indica as vantagens do serviço de delivery:

* Permite experimentar novidades gastronômicas de diferentes culturas sem sair do conforto do lar, escritório ou outro local de preferência.

* Permite que o consumidor planeje o horário da refeição, evitando filas, deslocamentos e longas esperas.

* Oferece uma variedade de opções, tanto de refeições prontas quanto de ingredientes para prepará-las, além de variedade de preços.

* Consegue sanar necessidades pontuais, como bebidas, sobremesas, guarnições, ingredientes, etc.

* As embalagens e utensílios permitem o consumo imediato. Há opções de entrega em qualquer lugar e também em menor tempo.

* Permite que o consumidor antecipe o orçamento dos custos de cada refeição (diferente de um restaurante por quilo, por exemplo) e ainda oferece vários meios de pagamento.

* Empodera o consumidor, deixando-o mais participativo na melhoria do negócio, a partir do momento em que ele consegue utilizar suas redes online para avaliar, comentar e recomendar produtos e serviços.

Uma das vantagens do serviço de delivery é empoderar o consumidor, deixando-o mais participativo na melhoria do negócio, a partir do momento em que ele consegue utilizar suas redes online para avaliar, comentar e recomendar produtos e serviços. Foto: Divulgação SIS/Sebrae

DECIDINDO PELA IMPLANTAÇÃO OU NÃO DE UM SISTEMA DELIVERY

Qual a viabilidade do sistema para sua empresa? O SIS/Sebrae responde: “antes de implantar o sistema, questione-se se o serviço é essencial para os clientes, se o valor cobrado será viável para eles e, principalmente, quais os motivos para você montar um delivery”.

Quanto você está disposto a investir? Conforme a instituição, o interessado deve avaliar  qual o tamanho de investimento que está disposto a fazer, desde o atendimento via telefone com entrega terceirizada, até um sistema completo via website e aplicativo.

Cada formato possui preços e complexidades diferentes, além de outros itens, tais como: compra e manutenção de veículos, contratação de funcionários, implantação de sistemas e softwares, etc.

PONTOS DE ATENÇÃO

Para alcançar o resultado esperado, é importante que o empresário atente para alguns pontos que são cruciais na garantia da qualidade do serviço:

* Não atrasar as entregas: além do atraso já ser motivo para o desagrado do cliente, a comida pode chegar fria, o que vai acabar de vez com a imagem que ele vai fazer do serviço. Para áreas próximas, uma dica é a utilização da entrega por bicicletas que, além de garantir a agilidade, vai contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente e com a imagem da sua empresa.

* Utilizar embalagens eficientes: o transporte também é algo crítico e a embalagem é ponto fundamental para garantir a boa aparência dos alimentos. Teste variados tipos de embalagem para chegar a uma que garanta a inviolabilidade e a integridade dos alimentos.

* Prezar pela excelência no atendimento: o entregador é o ponto de contato físico com o cliente, ou seja, é a cara da sua empresa. Dessa forma, além do básico, que é fazer a entrega no tempo estimado, com o produto em boa aparência, o atendimento ao cliente deve ser impecável e primar pela cordialidade e simpatia. Você pode até optar por terceirizar esse serviço, mas é fundamental que o profissional seja capacitado para entregar seu serviço de acordo com os padrões de qualidade definidos pela sua empresa.

* Agilizar o atendimento: o cliente geralmente opta pelo delivery em busca de agilidade e rapidez. Dessa maneira, utilize meios para atender a essa expectativa do cliente. Uma forma é a utilização de cadastro: faça o cadastro do cliente na primeira compra, com informações como endereço e telefone.

Assim, ele será facilmente identificado nas próximas, o que acelerará o processo. Outro detalhe importante é possuir uma linha telefônica exclusiva para os pedidos ou um funcionário específico para cuidar dos pedidos online.

* Taxa de entrega: é importante definir uma região a ser atendida que não resulte em altas taxas de entrega. Outro ponto que deve ficar claro ao cliente é que a taxa de entrega não faz parte do valor da refeição, e essa deve ser informada na hora do pedido.

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

O delivery (serviço de entrega) é uma boa opção para incrementar os lucros do seu estabelecimento, no entanto, ele deve ser planejado com muito cuidado. Isso porque o aumento nos pedidos de busca pode interferir na operação normal do restaurante e causar lentidão no atendimento físico.

Dessa forma, se o seu serviço de delivery crescer, é interessante criar uma área especialmente para preparar esses pedidos, a fim de manter a boa qualidade e a reputação do seu negócio.

“Leve em consideração seu nicho alimentício na hora de organizar seu serviço de delivery. Alguns produtos não são de fácil transporte, dessa forma, avalie a criação de um cardápio específico para esse serviço, a fim de considerar a capacidade de produção da sua equipe e os alimentos mais adequados”, destaca o documento do SIS/Sebrae.

ABRAFOOD

O Abrafood é um aplicativo criado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que oferece serviço de delivery. Está disponível nas plataformas Android e IOS, e oferece várias vantagens aos proprietários de bares e restaurantes, como valor fixo de participação, sem taxas percentuais sobre pedidos.

Para os clientes, ele facilita o acesso aos estabelecimentos, tanto via web quanto via celular. Confira também outros casos de sucesso na utilização do sistema de delivery: Marmotex, Feira Delivery, iFood, Brasileirinho, Pizzaria Divinati e Oba Saladeira Delivery, etc.

DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Como divulgar seus produtos e serviços? Onde investir? Para qual público e como direcionar seu discurso?

O marketing é fundamental para qualquer tipo de empresa, e o planejamento dos canais de comunicação a serem utilizados devem ser muito bem realizados para que os esforços não sejam convertidos em resultados negativos para o empreendimento.

A seguir, o relatório do SIS/Sebrae dá algumas dicas para auxiliá-lo nessa etapa do negócio.

PESQUISAS DE MERCADO

Estar atento ao que o cliente busca e ouvir suas reclamações e elogios com precisão devem fazer parte da cultura da empresa. Essas ações simples são determinantes para o aprimoramento contínuo do negócio.

Antes de iniciar seu planejamento de comunicação, pesquise seu mercado, entenda o perfil do seu público e como ele deseja entrar em contato com o seu produto (se é indo até seu estabelecimento ou utilizando o serviço de delivery, por exemplo).

Confira aqui algumas dicas e ferramentas para elaborar uma pesquisa de mercado! Além delas, o Google possui uma ferramenta paga, a Google Consumer Surveys, que viabiliza a execução de qualquer tipo de pesquisa, além de fornecer as análises e conclusões ao final dela.

BOA IMAGEM DO NEGÓCIO

Alguns quesitos são essenciais para a construção de uma boa imagem para o seu negócio: ponto de venda atraente, um produto de ótima qualidade, excelência no atendimento e nos cuidados sanitários, e um serviço de delivery eficiente.

As ações de marketing devem reforçar esses pontos, mas é interessante explorar também características além de preço e promoção, como: os benefícios de uma boa refeição ou de um alimento de qualidade e a relação custo-benefício dos produtos e serviços.

Veja a seguir algumas dicas de ações que você pode utilizar para divulgar o seu negócio:

* Todos os pontos de contato com o cliente podem ser utilizados para divulgação, desde os uniformes de garçons, recepcionista, entregador, até a decoração, as embalagens e os cardápios, e o meio online (site e redes sociais).

* Não esqueça que todos os canais de divulgação devem estar alinhados com a identidade visual da sua empresa (respeitando um padrão de cores, linguagem, estilo etc.).

* A divulgação na vizinhança e áreas próximas pode ser feita por meio da distribuição de flyers e panfletos. Se o seu estabelecimento oferece apenas almoço, por exemplo, é interessante divulgar nos estabelecimentos comerciais próximos.

* No caso da divulgação do serviço de delivery, você pode utilizar seu website para promovê-lo, pode também postar o cardápio específico para entregas nas redes sociais, sempre incluir cópias do cardápio nas entregas e promover o serviço no seu ponto físico.

* Utilize programas de fidelização para oferecer vantagens ao seu cliente e incentivá-lo a fazer a propaganda boca a boca. Você pode utilizar estratégias como cupons de desconto, cortesias para acompanhantes, delivery gratuito para entrega de alguns produtos específicos, preços diferenciados para grupos, promoções para indicações, etc. * Tenha uma participação ativa na comunidade local, ao promover ações ou participar de ações de terceiros.

* Participe de feiras e eventos, eles são ótimos para divulgar seus produtos e serviços, mas não se esqueça de se preparar para isso com um material de divulgação adequado e de qualidade.

MARKETING DIGITAL

A presença no meio online é fundamental para a sobrevivência da sua empresa. Todas as estratégias de divulgação da sua empresa nos meios digitais (internet e tecnologia móveis) compõem o marketing digital.

Somente em 2016, foram investidos no Brasil cerca de R$ 11,8 bilhões em marketing digital, um crescimento de 26% em relação a 2015. Aproveite este meio para divulgar as ações que estão sendo realizadas pelo seu estabelecimento, como participação em atividades da comunidade e o lançamento de novos produtos e serviços.

Conheça aqui as ferramentas mais utilizadas no marketing digital e como aplicá-las no seu negócio!

TENDÊNCIAS

Acompanhar as tendências e buscar inovar no seu negócio é fundamental para manter-se competitivo no mercado. A seguir, o SIS/Sebrae apresenta algumas tendências para o segmento de food service:

Fonte: SIS/Sebrae com redação/edição d’A Lavoura

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