Grupo de Experimentação Agrícola promove nova edição da Expedição Cerrado

O Grupo de Experimentação Agrícola (GEA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) organiza este ano a oitava edição da Expedição Cerrado. O evento tem como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia Agronômica da Esalq a oportunidade de conhecer as principais regiões de produção agrícola do país.

Reunindo conhecimentos técnicos, científicos e econômicos relacionados às principais cadeias produtivas existentes no bioma Cerrado, a expedição desenvolve o espírito crítico dos alunos do grupo e favorece o conhecimento desta região de destaque no agronegócio brasileiro.

A edição 2018 da Expedição Cerrado terá como principal foco os estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins. Estima-se que serão percorridos 3.700 quilômetros nesta viagem, conhecendo em cada estado áreas representativas da realidade agrícola regional.

A expedição reúne cerca de 20 estudantes da Esalq/USP e busca realizar, em cada uma das regiões que visita, o levantamento de dados a respeito dos sistemas de produção do país. Ao mesmo tempo, colhe informações sobre manejo de plantio direto, problemas com plantas daninhas e principais pragas e doenças, identificando os desafios presentes em cada local.

Além disso, em cada edição é realizado um encontro técnico beneficente, como forma de agradecimento do GEA aos produtores por todo o conhecimento transmitido durante o percurso. Na Expedição Cerrado 2018, o encontro será realizado na cidade de Goiânia (GO) no dia 20 de fevereiro, com palestras sobre mercado, fertilidade e manejo da cigarrinha do milho Dalbulus maidis.

Aprender fazendo

Com o foco em agricultura, o Grupo de Experimentação Agrícola (GEA) conta com cerca de cinco hectares dentro da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), onde são implantadas grandes culturas. Segundo a filosofia proposta pelos idealizadores do grupo, a ideia é “aprender fazendo” e unir a teoria ensinada na sala de aula à experiência prática.

O GEA realiza todo o manejo das culturas, desde o planejamento da safra, até a colheita e a comercialização dos produtos agrícolas. Atualmente, o grupo tem trabalhado principalmente com soja, milho, café, algodão e feijão.

A missão é capacitar graduandos em Engenharia Agronômica, por meio da experimentação agrícola e do trabalho em grupo, o que proporciona embasamento teórico-prático diferenciado em Fitotecnia e troca de experiências técnicas com profissionais do agronegócio. A meta é preparar o estagiário para diversas realidades do mercado de trabalho.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp