O plantio de soja na Argentina atingiu 63,5% da área estimada de 18.1 milhões de hectares para esta safra, segundo o Panorama Agrícola Semanal (PAS) da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgado nesta quinta-feira (14/12).
O progresso semanal foi de 10,2%, embora o plantio registre um atraso anual de 3%.
A falta de umidade no solo afetou o processo de plantio na última semana e deve continuar atrasando o progresso sobre a totalidade da área agrícola. As regiões mais avançadas já estão no começo da floração, enquanto a soja mais tardia está transitando por etapas vegetativas. Segundo a BCBA, a condição do cultivo, até o momento, varia de boa a muito boa.
Contudo, para que a estimativa de área da Bolsa seja mantida, as próximas duas semanas devem registrar o plantio de mais de 3.3 milhões de hectares no centro e no sul da região agrícola do país. Faltam 6.6 milhões de hectares a serem plantados em nível nacional.
Milho
O plantio de milho na Argentina chegou a 45,3% dos 5.4 milhões de hectares estimados para a safra 2017/18, segundo o Panorama Agrícola Semanal (PAS) da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA).
Foram registrados atrasos no plantio de áreas tardias ou de segunda etapa na última semana, como consequência do estado hídrico regular. No nordeste e noroeste argentino começaram a ser feitos os primeiros plantios, que devem ter maior fluidez nas próximas semanas.
O milho já plantado transita entre as etapas de diferenciação de folhas e de grão leitoso, sob um estado sanitário classificado como “bom”. Os produtores aguardam por chuvas nos próximos dias que permitam a recuperação do ritmo normal dos trabalhos de plantio.
Fonte: Notícias Agrícolas