A frente fria que está sobre a região Sudeste mantém uma linha de instabilidade, desde a Amazônia até o Espirito Santo e sul da Bahia. Com isso, a terça-feira (21/11), será mais um dia marcado pela ocorrência de pancadas de chuvas sobre diversas áreas produtoras das regiões Sudeste e Centro-Oeste, bem como sobre o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e partes do Matopiba.
Porém, as chuvas ainda estão muito irregulares, o que preocupa os produtores, uma vez que, em suas propriedades, os volumes de chuva acumulados, ao longo desse mês de novembro, ainda estão muito baixos. Em diversas áreas, o plantio da soja está novamente paralisado, o que irá afetar drasticamente o tamanho da área a ser cultivada de milho safrinha em 2018.
No Sul, apesar da terça-feira amanhecer com tempo aberto e ventos frios, o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã irá ocasionar chuvas em diversos pontos do estado, favorecendo a continuidade do plantio da soja e, principalmente, o desenvolvimento das culturas. Contudo, esse sistema deverá passar rapidamente pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, avançando pela região Sudeste.
As áreas de instabilidade que estão sobre a região nesse momento ganharão mais força e, com isso, há previsão de que, ao longo dessa semana venham ocorrer chuvas bem mais generalizadas sobre todas as regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste, do Paraná e de Rondônia, elevando os níveis de umidade do solo, o que beneficia a finalização do plantio da soja e, sobretudo o desenvolvimento das lavouras.
No Matopiba, a semana será marcada por pancadas de chuvas mais irregulares. Porém, ainda assim, serão suficientes para permitir condições razoáveis ao desenvolvimento das lavouras. Somente na próxima semana é que há previsão de chuvas mais generalizadas sobre a região do Matopiba e Pará.
Fonte: Climatempo