Mercosul e União Europeia trabalham em acordo conjunto de negócios

O vice-presidente da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, participou de uma reunião com negociadores do Mercosul e União Europeia que constroem um acordo em comum. O encontro aconteceu na sede da CNI, em Brasília, nessa quarta-feira (8/11).

Além de representantes do agronegócio, os setores de indústria e serviços também debateram sobre as possibilidades e entraves de negócios entre os blocos econômicos.

Pereira, que representa a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na presidência do Fórum Mercosul da Carne, destacou a forte presença, na pauta das conversas, do agronegócio, que é também a área onde estão os maiores entraves.

“Deixamos claras nossas determinações quanto ao mercado da carne bovina, como a necessidade da tonelagem da carne”, disse.

Temas como arroz, tabaco e biotecnologia também foram abordados. A prática do princípio de precaução, onde importações podem ser reduzidas ou suspensas, baseadas em suposições quanto a questões envolvendo qualidade ou procedimentos, foi um dos principais pontos de discussão.

“Queremos e aceitamos o princípio da ciência, não da precaução. Que seja cientificamente comprovado que alguma coisa não possa entrar. Esse é um detalhe que vai ser bastante difícil nessa negociação, mas de qualquer maneira está colocado”, declarou Pereira.

O objetivo é que o acordo seja firmado até o final de dezembro. Além de representantes da iniciativa privada, as tratativas também contam com a participação de negociadores representantes dos blocos e embaixadores dos países envolvidos.

 

 

Fonte: Farsul

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp