Alerta laranja de tempestade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que teve início nesse domingo, 29 de outubro, às 11h, destaca possibilidade de fortes chuvas com grau de perigo. O risco de tempestade permanece, segundo dados do alerta, até hoje, segunda-feira, 30 de outubro, às 22h59.
Os avisos se referem às áreas localizadas ao leste, sul, sudoeste e centro norte do sul mato-grossense, além de Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira e Presidente Prudente/Marília/Assis.
A previsão de chuva poderá ocorrer entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. O alerta destaca riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As instruções do documento estabelecem dicas de proteção em caso de rajadas de vento, tais como: não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda, e desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz, responsável pelo Guia Clima, com as chuvas que deverão ocorrer hoje, a precipitação de outubro ficará muito próxima à média histórica (142 mm) e os solos da região atingirão condições ótimas de umidade.
Fonte: Embrapa