O Seminário Sem Desperdício reunirá especialistas da Dinamarca, Espanha, França, Holanda e Suécia, além de pesquisadores brasileiros e representantes do varejo e indústria nacionais, no próximo dia 31 de outubro, no Museu de Arte do Rio (MAR), na capital fluminense.
A Revista A Lavoura, veiculada pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) há 120 anos, é uma das convidadas a participar desse encontro, ocasião em que serão discutidas estratégias nacionais e outros instrumentos voltados para a indústria, o varejo e o consumidor, ou seja, as etapas finais da cadeia alimentar, como forma de evitar o desperdício de alimentos.
Casos de sucesso de países europeus que podem ser implementados em outros locais e servir de base para a estruturação de ações no Brasil serão apresentados como práticas pontuais ou como um plano mais amplo já em execução.
PANORAMA DA FAO
Durante a programação, a FAO Brasil apresentará o panorama sobre perdas e desperdício na América Latina, representantes de países da União Europeia apresentarão as iniciativas nacionais, e os especialistas brasileiros abordarão os bancos de alimentos e a rede Save Food Brasil, entre outras palestras.
As ações na indústria e no varejo serão abordadas como oportunidades de ação para reduzir as perdas nas etapas finais da cadeia agroalimentar, tais como o caso do varejo do Rio de Janeiro e da indústria de embalagens do Brasil.
DIÁLOGOS SETORIAIS
O seminário faz parte de um projeto aprovado pela plataforma Diálogos Setoriais, parceria estratégica entre União Europeia e Brasil para favorecer o intercâmbio de conhecimentos, experiências e melhores práticas sobre temas de interesse mútuo, e foi enquadrado na categoria Top-Down por se tratar de área prioritária e de diálogo político de alto nível entre os governos envolvidos.
Ainda por meio do projeto, que tem duração de um ano, será contratado um consultor externo para conduzir um estudo quantitativo sobre desperdício de alimentos no Brasil, com foco no consumo das famílias, uma demanda da União Europeia e também uma lacuna identificada em estudos já realizados no País.
O Seminário terá transmissão online pelo Facebook, nos perfis da Embrapa (www.facebook.com/Embrapa) e da iniciativa Sem Desperdício (facebook.com/SemDesperdicioBrasil).
EXPOSIÇÃO #SEMDESPERDÍCIO
Durante o seminário, haverá também uma exposição da #SemDesperdício para o público do MAR. Em formato de cartazes, as peças apresentam uma releitura de algumas mensagens sobre desperdício de alimentos que a campanha vem difundindo sob os aspectos da segurança alimentar, conservação ambiental e consumo responsável.
Lançada em 2016 pelo WWF-Brasil, Embrapa e FAO, a #SemDesperdício é uma iniciativa que nasceu para aproximar o tema à vida dos brasileiros, e gerar um impacto positivo na mudança de hábitos do consumo alimentar nacional.
Mais informações, acesse a notícia da Embrapa. Confira também a programação na página do evento no site semdesperdicio.com.
Fonte: Embrapa com edição d’A Lavoura