Produção de celulose tem leve alta em julho e exportação cai 10,5%

A produção brasileira de celulose registrou leve alta de 0,9% em julho em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 1.61 milhão de toneladas, informou nesta quarta-feira a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Por outro lado, as exportações da matéria-prima do papel recuaram 10,5% em julho, para 991 mil toneladas, disse a associação do setor.

A produção de papéis para embalagem também registrou crescimento modesto de 0,9% no período, ficando em 472 mil toneladas, enquanto as vendas domésticas do produto avançaram 2,6% em relação a julho de 2016, disse a associação em nota. Já as vendas domésticas de painéis de madeira avançaram 10,7% em julho em relação ao mesmo mês de 2016, alcançando 550 mil metros cúbicos.

Exportações no ano

O setor de árvores plantadas registrou superávit em sua balança comercial no acumulado do ano até julho de US$ 4.2 bilhões, com aumento de 9,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros sete meses deste ano, o volume exportado de celulose aumentou para 7.8 milhões de toneladas (+4,3%), o segmento de papel comercializou 1.2 milhão de toneladas (+1,1%), e o de painéis de madeira totalizou 715 mil metros cúbicos (+61,4%).

A China se destacou como a maior compradora da produção brasileira de celulose, tendo consumido 41,5% das exportações entre janeiro e julho, indicou o Ibá.

 

Fonte: Reuters

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp