A colheita de café da safra brasileira 2017/18 atingiu 94% da área até 22 de agosto. O percentual faz parte do levantamento semanal de Safras & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior os trabalhos estavam em 91%.
Tomando por base a estimativa de Safras para a produção de café do Brasil em 2017, de 51.1 milhões de sacas de 60 quilos, a estimativa é que já foram colhidas 48.21 milhões de sacas até o dia 22. Em igual período do ano passado, a colheita estava em 91% e na média dos últimos 5 anos para o período estava também em 91%.
Segundo o consultor de Safras & Mercado, Gil Barabach, o ritmo da colheita de café no Brasil diminuiu um pouco nesta reta final, o que é natural, visto que em muitos casos resta apenas a varreção e um repasse final. Em certas regiões, como em Vitória da Conquista, na Bahia, em algumas fazendas ainda há café verde nas lavouras, e o produtor prefere aguardar antes de prosseguir nos trabalhos.
Já no oeste da Bahia, a colheita está praticamente finalizada, restando pouca coisa de varreção. E, com o andamento do beneficiamento e do aparecimento desses cafés nas praças de comercialização, percebe-se, realmente, que será uma safra miúda e com percentual de broca acima do normal, especialmente no sul e Cerrado de Minas.
A colheita de arábica evoluiu 5% na semana e alcançou 93% da área. Com isso, os trabalhos seguem bem acima de igual época do ano passado (89%) e também acelerados na comparação com a média histórica para o período, em torno de 88% da produção. Com relação ao conilon, a colheita já foi encerrada.
Fonte: Agência Safras