Representando a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Victório Galli (PSC-MT) acompanhou lideranças de produtores de soja em reunião com o secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, Daniel Sigelmann.
Inconformados com o recente aumento dos impostos sobre os combustíveis, o setor diz que o custo da produção de soja está quase no mesmo nível do lucro e inviabiliza toda a cadeia produtiva. “Esperamos que o governo consiga conter esta sangria que estamos vivendo. É necessário ter sensibilidade para que as soluções venham de forma rápida e evitemos o desemprego e a inflação”, disse Galli.
Marcos da Rosa, presidente da Aprosoja Brasil, disse que o aumento tem impacto em toda a sociedade. “A inflação virá. Estamos com os nossos armazéns cheios e sem dinheiro no bolso. O governo federal precisa olhar diferente para o setor agropecuário”, disse. Ele lembrou ainda que “a base da economia brasileira está no setor e que a produção rural pode parar a qualquer momento”, disse.
O secretário-executivo da Casa Civil informou que o governo federal tem avançado em pautas sugeridas pelo setor produtivo, mas pontuou que o país ainda se recupera de grave crise. “Precisa analisar com muito cuidado os impactos econômicos de qualquer medida que venha a ser tomada”, disse.
O deputado Victório Galli ressaltou a necessidade de agendamento de audiência com o Presidente da República Michel Temer para tratar das pautas urgentes.
Fonte: Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)