As importações de soja pela China em junho caíram em relação ao mês anterior, para 7.69 milhões de toneladas, abaixo das expectativas do mercado, em razão dos amplos estoques domésticos e de mudanças em uma taxa, segundo cálculos da Reuters com base em dados da alfândega chinesa.
O volume de junho é 20% menor na comparação com o recorde de 9.59 milhões de toneladas de maio, mas 1,7% superior em relação as 7.56 milhões de toneladas de junho do ano passado, segundo dados da Administração Geral de Alfândegas da China nesta quinta-feira.
No primeiro semestre, as importações chinesas de soja totalizaram 44.81 milhões de toneladas – alta de 14,2% em relação a igual período do ano passado, revelaram os dados da alfândega. “O mercado esperava que em junho as importações superassem 8.5 milhões de toneladas, pelo menos”, disse o analista Liang Yong, da Galaxy Futures.
“Mas as esmagadoras têm estoques volumosos, então tiveram de postergar o recebimento de soja. Muitos, certamente, estavam esperando para descarregar após 1° de julho, devido a mudanças na VAT”, disse o analista, referindo-se ao imposto sobre valor agregado (VAT, na sigla em inglês). A China decidiu reduzir a VAT de 13% para 11% a partir de 1° de julho.
Fonte: Reuters