Na China para participar de reunião dos BRICS, Maggi busca ampliar comércio

Em missão na China, onde vai participar da reunião de ministros da Agricultura dos países membros dos BRICS (Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul), Blairo Maggi, foi informado em reunião com dirigentes da COFCO (estatal de alimentos), que a China está avaliando 15 novos estabelecimentos do Brasil para importação de carne bovina. “As carnes do Brasil tem boa qualidade e bom preço”, disse o chairman da companhia, Shuianglian Zhao.

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento destacou oportunidades de investimento no Brasil, que está deixando um período recente de recessão econômica, o respeito a regras contratuais e ao meio ambiente. E ouviu dos chineses sobre o interesse que têm em conhecer melhor a economia do País e em participar de fusões na área bovina, do abate ao processamento. O consumo de carne na China tem crescido, gerando expectativa de negócios, de acordo com executivos da estatal.

Blairo Maggi informou também sobre a expectativa de colheita recorde de grãos neste ano, acima de 230 milhões de toneladas. Cerca de metade da soja em grãos importada pelos chineses é proveniente da produção brasileira. Comentou ainda sobre a votação de reformas estruturais no Congresso Nacional e sobre as medidas de modernização e de desburocratização que adotou no ministério.

Sanidade

 

Em outra reunião, com a AQISIQ (equivalente à Secretaria de Defesa Agropecuária), o Ministro tratou das possibilidades de ampliar a pauta de comércio. Foram objeto da conversa material genético, lácteos, asininos (jumentos), frutas, como melão e pera, dioxina, geleias, miúdos de bovinos e de suínos.

O executivo da agência, Zhi Shuping, observou que o Brasil é um grande parceiro, com o qual a China tem ampla complementariedade, além de destacar a boa relação com o MAPA. E Blairo Maggi agradeceu a compreensão da China com as explicações dadas pelo governo brasileiro sobre a Operação Carne Fraca no último mês de março.
Maggi se reuniu ainda com representantes da CropLife, associação internacional de empresas do agronegócio e da AgroBio.

Integram a comitiva do ministro o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e o secretário de Relações Internacionais, Odilson Silva.

 

Fonte: MAPA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp