A colheita de milho da segunda safra no centro-sul do Brasil alcançou 2,6% da área total até quinta-feira, favorecida por clima firme na região, disse a consultoria AgRural nesta sexta-feira.
O ritmo de colheita está em linha com o do ano passado, quando 3% da área havia sido colhida, e ligeiramente acima da média de quatro anos de 1,6%.
O Mato Grosso, onde os trabalhos já alcançam 6,6% da área, lidera a colheita. No entanto, há relatos de lotes com problemas de qualidade devido às chuvas, informou a AgRural.
Na região oeste do Paraná, primeira a receber o plantio e a colheita do grão, poucas áreas estão prontas para a colheita. Chuvas no últimos dias não têm acarretado em perda de qualidade, mas o frio e a umidade poderão favorecer o início da germinação do grão na espiga, informou a consultoria
Uma leve geada esperada para os próximos dias poderá limitar o potencial produtivo em áreas mais tardias, uma vez que cerca de 25% da área de milho está em maturação na região oeste do Estado, disse a AgRural.
No entanto, a consultoria acrescentou que o fenômeno não deve ter impacto significativo sobre a produção total da segunda safra do grão, estimada em 67.1 milhões de toneladas.
Em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, os trabalhos ainda não apresentam grande movimentação, disse a AgRural.
Fonte: Reuters