Abiec: exportações de carne bovina aumentam 27% em maio em relação a abril

As exportações brasileiras de carne bovina subiram 27% em maio na comparação com abril, segundo dados parciais da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) divulgados na segunda-feira (5).

A indústria brasileira embarcou 115.300 toneladas de carne bovina em maio, o equivalente a US$ 463 milhões em faturamento (+28% frente ao mês de abril). Em maio, os preços médios dos produtos cárneos exportados ainda subiram 1% na comparação com abril. Já na comparação com maio de 2016, os volumes de exportações de carne bovina brasileira caíram 10,6%, enquanto o faturamento recuou 8%.

Em abril, as vendas externas de carnes brasileiras ainda foram afetadas pelos efeitos da divulgação da operação Carne Fraca da polícia federal, com a restrição temporária nas compras por países compradores do produto. “A expectativa da Abiec é que os resultados dos próximos meses continuem dando sinais de melhora, uma vez que nações que ainda não haviam removido o embargo às exportações de carne brasileira reabriram seus mercados para o Brasil em maio, como foi o caso da Argélia”, informou a Abiec em nota.

A entidade acrescentou que o desempenho das exportações de carne bovina colaborou para a primeira alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em dois anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou na quinta-feira (1) que o PIB brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre.

Hong Kong permanece no topo da lista dos principais importadores de carne bovina in natura brasileira, com um total de 19 mil toneladas compradas em maio, e alta de 29% em relação ao mês de abril. A China vem em segundo lugar, tendo elevado as compras em 19% em maio, para 14 mil toneladas, em comparação com abril. A Rússia ficou na terceira colocação, superando a União Europeia, com a compra de 11 mil toneladas de carne bovina in natura brasileira (alta de 14% em relação a abril).

 

Fonte: Abiec

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp