AgRural faz ligeira revisão para cima na estimativa de safra de soja do Brasil

O Brasil deverá colher um recorde de 112.3 milhões de toneladas de soja na safra 2016/17, aumento de 700.000 toneladas em relação a estimativa de abril, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela AgRural, que consolidou informações de uma colheita que está virtualmente encerrada.

A consultoria já havia aumentado para 111.6 milhões de toneladas a sua estimativa no início de abril. O aumento na previsão de maio se deveu a revisão na produtividade média dos três Estados do Sul, além de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará e Maranhão.

A produtividade desta safra é recorde para todos os Estados do centro-sul, que fechou em média de 56,4 sacas por hectare, afirmou a AgRural.

As 55,7 sacas por hectare estimadas para o Brasil também são recorde.

Para o Norte/Nordeste, a estimativa da AgRural é de 51,3 sacas por hectare, abaixo apenas das 52,9 sacas  por hectare colhidas na safra 2010/11, segundo dados da consultoria.

A estimativa da AgRural para a intenção de plantio de soja na safra 2017/18 será divulgada no início de agosto, informou a consultoria.

Milho

A produção de milho segunda safra do centro-sul do Brasil deverá atingir a 59.8 milhões de toneladas na temporada 2016/17, estimou nesta terça-feira a consultoria AgRural, que elevou sua projeção em 3,6% em relação a estimativa de abril, graças ao clima favorável e à expectativa de aumento de produtividade em praticamente todos os Estados da região.

A produtividade média estimada subiu de 94 sacas para 97,3 sacas por hectare, disse a AgRural em relatório.

Caso as condições climáticas continuem favorecendo as lavouras ao longo do mês de maio, a produtividade deverá se aproximar ou mesmo superar o recorde de 99,2 sacas por hectare de 2015.

A área foi mantida nos mesmos 10.2 milhões de hectares de abril.

Combinando os números da AgRural para o centro-sul aos números da Conab para o Norte/Nordeste, a produção brasileira de milho segunda safra seria de 63.6 milhões de toneladas contra 61.4 milhões de toneladas da projeção de um mês atrás e 40.7 milhões de toneladas no ano passado, quando houve quebra da safra por estiagem.

A AgRural informou que fará nova estimativa de produção de milho safrinha no início de junho, quando terão início os levantamentos semanais de colheita.

A AgRural também elevou a estimativa de produção de milho verão na safra 2016/17 de 30.2 milhões de toneladas divulgada em abril para 30.8 milhões de toneladas agora em maio.

Em relação ao mês passado, houve um aumento na produtividade dos Estados do Sul e também em Minas Gerais.

Esta foi a última estimativa da AgRural para a produção de milho verão no ciclo 2016/17, informou a consultoria, que divulgará estimativa de intenção de plantio na safra 2017/18 no início de agosto.

 

Fonte: Reuters

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp