Produtores antecipam vendas da safra futura de algodão em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou ontem os dados de comercialização da pluma de algodão no estado. Segundo o relatório, para a safra 15/16, 98,0% do montante foi comercializado, com avanço de 1,8%, denotando os poucos produtores que ainda têm o produto no mercado físico aguardando preços mais elevados para finalizar as vendas.

Para a safra 2016/17, que acumula 63,5% de pluma negociada, o avanço foi de somente 1,95%, “pautado nas cotações mais baixas no último mês que ainda afastam os produtores das vendas, com preço médio de R$ 83,28/@”.

Já a comercialização da safra 2017/18 segue antecipada se comparada às safras anteriores, com 26,10% da produção estimada vendida, o que demonstra, segundo o Imea, “as cotações mais elevadas observadas no mercado”.

Para o instituto, o avanço de 8,49% das vendas da safra futura em relação ao mês anterior, reflete o comportamento dos produtores, “que buscam garantir margens e fixar custos, entretanto, alguns já afirmam que voltarão a comercializar para esta safra apenas no início da colheita da atual safra”.

 

Fontes: Só Notícias/Agronotícias/Herbert de Souza

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp