AgRural eleva safra de soja para 111.6 milhões de toneladas

A AgRural confirmou as indicações feitas ao longo de março, quando as condições climáticas continuavam favorecendo as lavouras mais tardias, e revisou a sua estimativa as safra de soja 2016/17. A consultoria ajustou sua estimativa para 111.6 milhões de toneladas, contra as 107 milhões de toneladas previstas no dia 3 de março. A produtividade foi estimada em 55,3 sacas por hectare e a área em 33.6 milhões de hectares.

A estimativa da AgRural coincide com a da consultoria INTL FCStone, que também prevê 111.6 milhões de toneladas. A Agroconsult estima uma produção de 113.3 milhões de toneladas e produtividade de 55,8 sacas por hectare. O USDA estima a safra brasileira em 108 milhões de toneladas, enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no mês passado previa 107.6 milhões de toneladas. A Conab divulga a sua nova estimativa na terça-feira (11).

No caso da AgRural, a consultoria realizou ajustes positivos nas produtividades de todos os estados, exceto Pará e Roraima (inalterados) e Mato Grosso, que teve leve redução causada pelo excesso de chuva em fevereiro e início de março. “As produtividades estimadas para todos os estados do centro-sul do país são recordes”, destaca o sócio-diretor Fernando Muraro, lembrando que divulgará o número final na primeira quinzena de maio. “Até lá, não se descartam novos aumentos de produtividade, especialmente no Norte/Nordeste”, diz ele. O destaque é o Paraná, com produtividade de 61 sacas por hectare.

O levantamento da AgRural aponta que até a quinta-feira da semana anterior, 82% da área de soja do Brasil estava colhida, contra 74% de uma semana antes, 85% em relação a um ano e 78% na média de cinco anos. Os trabalhos estão encerrados no Centro-Oeste e muito próximos do fim em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Milho

A AgRural elevou sua estimativa para a safra de milho verão das 29.3 milhões de toneladas projetadas em 3 de março para as atuais 30.2 milhões de toneladas, “graças a aumentos de produtividade nos três estados do Sul”. Até quinta-feira (6), 70% da área de milho verão do centro-sul do Brasil estava colhida.

Para a segunda safra de milho, a AgRural manteve a estimativa de produção praticamente inalterada em relação à de março, em 61.4 milhões de toneladas. “As lavouras se desenvolvem bem, especialmente depois das chuvas registradas nesta semana em áreas do sul de Mato Grosso do Sul e do oeste e norte do Paraná. Mas precipitações também seriam bem-vindas no sul de Mato Grosso, noroeste de Minas Gerais e em pontos de São Paulo”, disse Muraro.

 

 

Fonte: Globo Rural

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp