A quarta-feira (29 de março) foi de queda dos preços do frango vivo em São Paulo e Minas Gerais. Em ambas as praças o recuo foi de R$ 0,05, refletindo a dificuldade de evolução da demanda nesta semana.
O mercado pouco movimentado é consequência, não só dos contratempos causados pela operação Carne Fraca da Polícia Federal, mas, também pela segunda quinzena do mês, onde tradicionalmente o consumo interno de carnes se enfraquece.
No mercado mineiro, o quilo do animal vivo é negociado, na média, a R$ 2,65 segundo informou Avimig (Associação dos Avicultores de Minas Gerais).
Já em São Paulo, outro fator colabora para o recuo nos preços. O decreto do Governo do Estado que entra em vigor neste 1ª de abril, termina a isenção do ICMS para a venda de carnes no atacado e varejo. A expectativa é de que os preços possam subir de 6% a 10% após a medida.
Assim, os varejistas pretendem encerrar março com estoque de frango abatido enxuto, fator que se reflete nos abatedouros e ao produtor. Por isso, em um mês a cotação da ave viva caiu 3,70% em São Paulo e 13,33% quando comparados ao preço praticado no início do ano.
Fonte: Notícias Agrícolas