Cada planta de abóbora BRS Tortéi pode produzir até 50 abóboras, de tamanho pequeno — 10 a 15 cm de diâmetro —, de polpa alaranjada, consistência firme e rica em carotenoides. A nova variedade recebeu este nome por ser apropriada ao preparo de tortéi — uma massa tipo ‘ravióli’ recheada com creme de abóbora, típica da culinária italiana.
Por seu tamanho reduzido, a Tortéi também é excelente opção para ser servida inteira, recheada, em porções individuais, além de ser apropriada também para o preparo de vários pratos salgados. Segundo Rosa Lia Barbieri, responsável pela pesquisa da Embrapa Clima Temperado, a variedade crioula é adequada para cultivo agroecológico e a durabilidade dos frutos pode chegar a até um ano.
LONGA DURABILIDADE
Devido ao tamanho reduzido, a nova cultivar possui um formato achatado com gomos salientes e coloração da casca que varia. “A cor da casca dos frutos vai mudando ao longo do tempo após a colheita, desde o verde-acinzentado até o rosado e alaranjado”, observa a pesquisadora. Segundo ela, os frutos maduros também podem ser utilizados para decorar ambientes, em cestas, recipientes de madeira, vidro ou cerâmica, sobre mesas e aparadores, enfeitando salas, cozinhas e restaurantes.
Destacar a cultura da culinária italiana é uma das opções para os produtores que se interessarem pelo cultivo da BRS Tortéi. A Embrapa indica as melhores práticas e o comportamento da abóbora durante o cultivo, e orienta os agricultores sobre como produzirem as sementes.
No entanto, para adquirir as primeiras sementes e dar início à produção, a Embrapa firmou uma parceria com a Rede de Sementes Agroecológicas Bionatur/Conaterra e está disponibilizando o material através da Embrapa Produtos e Mercado, Escritório de Capão do Leão. Pedidos podem ser feitos pelo telefone (53) 3275-9291 ou pelo email encpl.snt@embrapa.br.
Assine e receba A Lavoura em sua casa. Email: assinealavoura@sna.agr.br; ou pelo site: sna.agr.br/capa-publicacoes
Fonte: Revista A Lavoura – Edição nº 697/2014