A Amaggi e a Louis Dreyfus Company (LDC) Brasil fecharam acordo para a entrada do grupo japonês Zen-Noh Grain Brasil como sócia em sua joint venture, constituída em 2009.
Assinado no final de 2016, o acordo está sujeito a condições usuais em transações desta natureza, que incluem aprovações por órgãos governamentais no Brasil e no exterior.
Com a chegada da Zen-Noh Grain Brasil, cada um dos três acionistas deterá participação e direitos iguais na joint venture. O negócio compreende originação de grãos e operação de terminal portuário realizados por meio das subsidiárias Amaggi & LD Commodities S.A. e Amaggi & LDC Terminais Portuários S.A.
A incorporação visa contribuir com as operações em umas das regiões produtoras de grãos mais promissoras do Brasil e fortalecer a parceria no Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
A Zen-Noh Grain Brasil é a subsidiária da Zen-Noh Grain Corporation (ZGC), por sua vez subsidiária da cooperativa agrícola japonesa Zen-Noh (Federação Nacional de Associações Cooperativas Agrícolas).
Anualmente, a ZGC transporta cerca de 13 milhões toneladas de grãos, cereais e derivados por meio de seu terminal na costa do Golfo dos Estados Unidos.
A Zen-Noh tem 993 cooperativas associadas, responsável tanto pelo abastecimento de insumos quanto pela comercialização de produtos agrícolas, acumulando mais de US$ 50.5 bilhões de receita consolidada.
Fonte: Valor