Carne de frango mantém a posição de quinto principal produto da pauta comercial brasileira

A carne de frango exportada pelo Brasil completou os 11 primeiros meses de 2016 mantendo a posição de quinto principal produto da pauta comercial do Brasil. Ou seja: à frente dela, pela receita, apenas a soja em grão, o minério de ferro, além do o petróleo e do açúcar em bruto. Embora seja “perseguida”, de perto, por um semimanufaturado – a celulose – tudo indica que terminará 2016 nesse mesmo lugar, ou seja, uma posição aquém da registrada em 2015, ano em que a carne de frango foi o quarto principal produto da pauta.

Essa perda de posto, fique claro, não se deve ao recuo da receita cambial, ainda que ela seja, no momento, quase 4,5% menor que a dos mesmos 11 meses do ano passado – devido não à redução do volume (que no ano vem sendo mais de 4% superior) mas, sim, à queda no preço médio. Em outras palavras, a carne de frango só perdeu posição porque houve reversão total no mercado internacional do açúcar, situação que favoreceu o desempenho do produto brasileiro, cuja receita nestes 11 meses aumentou mais de 40%.

Impossível, portanto, alcançá-lo, ainda que a carne de frango viesse a apresentar receita cambial igual à de 2015 (US$ 6.230,7 milhões em 12 meses). De toda forma, a perda de receita enfrentada reduz ligeiramente a participação da carne de frango na pauta cambial brasileira. Assim, enquanto há um ano o setor respondia por 3,27% da receita cambial total, agora essa participação está em 3,22%, com redução de 1,63%.

 

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Fonte: AviSite

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