O lançamento do Programa Soja Livre para a safra 2016/2017 será realizado hoje, às 19h, no Hotel Transamérica, em Cuiabá (MT), com a organização da Embrapa e da Aprosoja MT. O destaque será a palestra do diretor da trading chinesa Hopeful, Lin Tan, que irá abordar o panorama internacional da soja convencional.
No Brasil, desde 2009, o Programa Soja Livre desenvolve ações de promoção de cultivares convencionais de soja, promissoras para cada região produtiva. Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo Brogin, que também é um dos membros do grupo gestor do Programa Soja Livre, todos os anos são promovidos eventos para apresentar as novas opções de cultivo com alto potencial produtivo, resistência aos nematoides de cisto e de galha, dentre outras características importantes que contribuem para o aumento da renda do produtor. “Estas características chamam a atenção dos produtores de soja convencional e também daqueles que precisam solucionar seus problemas a campo e aumentar sua margem de lucro”, disse Brogin.
A organização do Programa Soja Livre espera que a produção de resultados técnicos com cultivares de soja convencional contribua para a maior segurança do agricultor na escolha da cultivar. “Além disso, chamamos a atenção para que o produtor analise o “negócio” soja convencional, pois pode ser muito rentável, dependendo das oportunidades de negociação”, disse Brogin. Além de ser a maior commodity agrícola nacional, a soja, especialmente produzida a partir de cultivares convencionais, passou a ser um nicho de mercado importante para o segmento exportador, especialmente para países europeus e asiáticos.
O Programa Soja Livre é uma realização da Embrapa e da Aprosoja MT. Na safra 2016/17, a iniciativa conta com importantes parceiros para a execução de diferentes atividades e participações em diversos eventos no Mato Grosso: Caramuru Alimentos, Imcopa, AMaggi, Aprosmat, Agro Norte, Coodeagri, BS&A, Sementes Arco Iris, Sementes Faita e Sementes Ypameri.
Fonte: Embrapa