A comissão especial destinada a analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 131/11, que trata do serviço de agentes comunitários da terra, se reúne nesta terça-feira (18 de outubro) para apresentação, discussão e votação do parecer do deputado Luiz Cláudio. A proposta deputado Nilson Leitão assegura a prestação de serviço de orientação técnica agrícola e pecuária específica por agentes comunitários da terra, como parte integrante da Política Agrícola e da Reforma Agrária.
A medida visa tornar a equiparar a atuação dos agentes comunitários da terra com o de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, possibilitando a regulação infraconstitucional dos através de uma lei federal.
Ao ser designado relator da matéria, o deputado Luiz Cláudio destacou a necessidade de desenvolver trabalhos voltados para a assistência técnica por meio da atuação desses agentes.
“Os assentamentos precisam ser sustentáveis e produtivos. Mas, para isso, é necessário assistência técnica, pois ela é fundamental no processo produtivo para organização do produtor, na implantação de tecnologia e na tomada de crédito”, disse Cláudio.
Fonte: Agência Câmara de Notícias